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dc.contributor.authorGomes, Gínia Maria de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2017-11-01T02:33:09Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn2183-2242pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/170009pt_BR
dc.description.abstractA proposta deste artigo é analisar a obra Os condenados, do escritor brasileiro Oswald de Andrade, na perspectiva de uma festa de carnaval. Pretende-se, através dessa festa, mostrar as múltiplas facetas da cidade, presentes na diversidade dos quadros que se sucedem de forma vertiginosa: carros, pessoas, fantasias, músicas, danças, permitem visualizar a riqueza de uma urbe em rápido processo de modernização. A euforia generalizada é captada através de Jorge d’Alvelos, personagem do romance que está profundamente triste pela recente morte da amada. Esta circunstância, ao inviabilizar a sua integração na festa, lhe permite registrá-la com um olhar distanciado, de observador atento aos detalhes vedados aos outros, àqueles que estão vivenciando o evento. Apesar de manter a sua posição de espectador, ele não fica imune à fascinante beleza do espetáculo, sintomático de uma cidade rica, o que está amplamente representado na exuberância do espetáculo. Os textos Problemas da poética de Dostoievski e A cultura popular na Idade Média, de Mikhail Bakhtin são fundamentais para esta discussão.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this article is to analyze the novel Os Condenados written by a Brazilian author called Oswald de Andrade, following the perspective of a carnival party. We intend, through this party, to show the multiple views of the city itself, which are illustrated in many portraits that come one after another: cars, people, fantasies, songs, dances, that allow us to see the richness of a city immersed in a fast process of modernization. The generalized euphoria is captured by Jorge d’Alvelos, a character who is deeply sad due to the recent death of his beloved. This condition, which presents his integration into the party, allows him to register it with a distant look, similar to an attentive observer to single details impossible to be distinguished by the others, upon those who are living the event. Despite retaining its position as a spectator, he is not immune to the fascinating beauty of the spectacle, symptomatic of a rich city, which is widely represented in the exuberance of the show. The texts Problems of Dostoevsky’s Poetics and A Cultura Popular na Idade Média by Mikhail Bakhtin are crucial to this discussion.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de literatura comparada. Porto, Portugal. N. 28 (2013), p. [167]-179pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCityen
dc.subjectAndrade, Oswald de, 1890-1954. Os condenados : Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectCarnivalen
dc.subjectCidadept_BR
dc.subjectBrazilian modernismen
dc.subjectCarnavalização na literaturapt_BR
dc.subjectModernismo (Literatura)pt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.titleO carnaval de Os condenados : a representação de uma cidade caleidoscópicapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001051135pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


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