O carnaval de Os condenados : a representação de uma cidade caleidoscópica
dc.contributor.author | Gomes, Gínia Maria de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-11-01T02:33:09Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2183-2242 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/170009 | pt_BR |
dc.description.abstract | A proposta deste artigo é analisar a obra Os condenados, do escritor brasileiro Oswald de Andrade, na perspectiva de uma festa de carnaval. Pretende-se, através dessa festa, mostrar as múltiplas facetas da cidade, presentes na diversidade dos quadros que se sucedem de forma vertiginosa: carros, pessoas, fantasias, músicas, danças, permitem visualizar a riqueza de uma urbe em rápido processo de modernização. A euforia generalizada é captada através de Jorge d’Alvelos, personagem do romance que está profundamente triste pela recente morte da amada. Esta circunstância, ao inviabilizar a sua integração na festa, lhe permite registrá-la com um olhar distanciado, de observador atento aos detalhes vedados aos outros, àqueles que estão vivenciando o evento. Apesar de manter a sua posição de espectador, ele não fica imune à fascinante beleza do espetáculo, sintomático de uma cidade rica, o que está amplamente representado na exuberância do espetáculo. Os textos Problemas da poética de Dostoievski e A cultura popular na Idade Média, de Mikhail Bakhtin são fundamentais para esta discussão. | pt_BR |
dc.description.abstract | The aim of this article is to analyze the novel Os Condenados written by a Brazilian author called Oswald de Andrade, following the perspective of a carnival party. We intend, through this party, to show the multiple views of the city itself, which are illustrated in many portraits that come one after another: cars, people, fantasies, songs, dances, that allow us to see the richness of a city immersed in a fast process of modernization. The generalized euphoria is captured by Jorge d’Alvelos, a character who is deeply sad due to the recent death of his beloved. This condition, which presents his integration into the party, allows him to register it with a distant look, similar to an attentive observer to single details impossible to be distinguished by the others, upon those who are living the event. Despite retaining its position as a spectator, he is not immune to the fascinating beauty of the spectacle, symptomatic of a rich city, which is widely represented in the exuberance of the show. The texts Problems of Dostoevsky’s Poetics and A Cultura Popular na Idade Média by Mikhail Bakhtin are crucial to this discussion. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Cadernos de literatura comparada. Porto, Portugal. N. 28 (2013), p. [167]-179 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | City | en |
dc.subject | Andrade, Oswald de, 1890-1954. Os condenados : Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Carnival | en |
dc.subject | Cidade | pt_BR |
dc.subject | Brazilian modernism | en |
dc.subject | Carnavalização na literatura | pt_BR |
dc.subject | Modernismo (Literatura) | pt_BR |
dc.subject | Literatura brasileira | pt_BR |
dc.title | O carnaval de Os condenados : a representação de uma cidade caleidoscópica | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001051135 | pt_BR |
dc.type.origin | Estrangeiro | pt_BR |
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