A ideia e a empresa : uma análise sobre o processo de modelagem de negócios da indústria criativa
Visualizar/abrir
Data
2017Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Em tempos de transformações constantes, empreendedores buscam formas mais assertivas de lançarem seus negócios no mercado, alcançando com mais facilidade o público alvo e construindo empresas bem estruturadas. Este estudo tem como tema a modelagem de negócios da indústria criativa, tendo como objetos centrais a formalização e as ferramentas desta modelagem. Do ponto de vista metodológico, realizou-se uma pesquisa bibliográfica em dados secundários, especialmente sobre os temas empreendedorismo, ...
Em tempos de transformações constantes, empreendedores buscam formas mais assertivas de lançarem seus negócios no mercado, alcançando com mais facilidade o público alvo e construindo empresas bem estruturadas. Este estudo tem como tema a modelagem de negócios da indústria criativa, tendo como objetos centrais a formalização e as ferramentas desta modelagem. Do ponto de vista metodológico, realizou-se uma pesquisa bibliográfica em dados secundários, especialmente sobre os temas empreendedorismo, plano de negócios, Business Model Canvas e indústria criativa. Como resultado, constatou-se uma informalidade na modelagem de negócios e na gestão das empresas estudadas e um forte amadorismo da indústria criativa em questões de mercado. Por outro lado, ferramentas como o Business Model Canvas já estão bem disseminadas e sendo utilizadas em diversos processos, porém nem sempre de uma maneira assertiva. Além disso, destacou-se novas ferramentas de modelagem que podem ser utilizadas não só nesta indústria, mas em outros tipos de mercado, comparando-as entre si e sugerindo um caminho comum na modelagem dos negócios. ...
Abstract
In times of constant transformation, entrepreneurs seek more assertive ways of launching their business in the market, more easily reaching the target audience and building well-structured companies. This study has as its theme the business modeling of the creative industry, having as central objects the formalization and the tools of this modeling. From the methodological point of view, a bibliographic research was carried out on secondary data, especially on the subjects of entrepreneurship, ...
In times of constant transformation, entrepreneurs seek more assertive ways of launching their business in the market, more easily reaching the target audience and building well-structured companies. This study has as its theme the business modeling of the creative industry, having as central objects the formalization and the tools of this modeling. From the methodological point of view, a bibliographic research was carried out on secondary data, especially on the subjects of entrepreneurship, business plan, Business Model Canvas and creative industry. As a result, it was found an informality in the business modeling and management of the studied companies and a strong amateurism of the creative industry in market issues. On the other hand, tools like Business Model Canvas are already well disseminated and being used in several processes, but not always in an assertive way. In addition, we highlighted new modeling tools that can be used not only in this industry, but in other types of market, comparing them to each other and suggesting a common path in business modeling. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3140)
Este item está licenciado na Creative Commons License