Comida, cultura e alimentação escolar quilombola
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Data
2017Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Introdução: As comunidades quilombolas, são grupos populacionais, que devido ao passado dos seus ancestrais à escravidão, possuem suas peculiariedades e sua própria forma de estruturação, no qual abragem territórios estratégicos no país. (SILVA et al., 2008). Objetivo: O presente estudo analisa a qualidade da alimentação escolar de comunidades quilombola, levando em conta a cultura, as tradições e os hábitos alimentares desta população. Métodos: Trata-se de um estudo observacional qualitativo, ...
Introdução: As comunidades quilombolas, são grupos populacionais, que devido ao passado dos seus ancestrais à escravidão, possuem suas peculiariedades e sua própria forma de estruturação, no qual abragem territórios estratégicos no país. (SILVA et al., 2008). Objetivo: O presente estudo analisa a qualidade da alimentação escolar de comunidades quilombola, levando em conta a cultura, as tradições e os hábitos alimentares desta população. Métodos: Trata-se de um estudo observacional qualitativo, realizado por meio da pesquisa “Composição nutricional da alimentação escolar no Brasil: uma análise a partir de uma amostra de cardápios” realizada pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CECANE-UFRGS), com dados coletados entre agosto de 2010 a dezembro de 2011. Foram selecionados apenas os cardápios que correspondiam às escolas remanescentes de quilombos, totalizando 46 cardápios provenientes das diferentes regiões do país. Resultados: Dos cardápios analisados, observou-se que em relação aos lanches oferecidos, os alimentos com maior ocorrência, foram os biscoitos doces e salgados. Referente ao almoço os alimentos mais frequentes, foram o arroz e o feijão. Entre os alimentos oferecidos, no qual não são tradicionais na cultura quilombola e/ou são alimentos ultraprocessados, destacam- se, o extrato de tomate, temperos prontos, margarina, achocolatado e proteína de soja. Conclusão: Se faz necessário que os Programas sociais voltados à alimentação escolar, tenham maior incentivo à hábitos alimentares saudáveis, respeitando a cultura e a tradição das comunidades tradicionais. ...
Abstract
Introduction: Quilombola communities are population groups, that due to the past of their ancestors to the slavery ,that have their own peculiarities and form structuring , including strategic territories in the country. (SILVA et al., 2008). Objective: This study analyzes the quality of school feeding of quilombola communities, considering the culture, traditions and eating habits of this population. Methods: This is a qualitative observational study, carried out through the research "Nutritio ...
Introduction: Quilombola communities are population groups, that due to the past of their ancestors to the slavery ,that have their own peculiarities and form structuring , including strategic territories in the country. (SILVA et al., 2008). Objective: This study analyzes the quality of school feeding of quilombola communities, considering the culture, traditions and eating habits of this population. Methods: This is a qualitative observational study, carried out through the research "Nutritional composition of school feeding in Brazil: an analysis from a sample menus" carried out by the Collaborating Center on Food and Nutrition of the School, Federal University of Rio Grande do Sul (CECANE-UFRGS), with data collected between August 2010 and December 2011. Only the menus that corresponded to the remaining schools of quilombos were selected, totaling 46 menus from different regions of the country. Results: From the menus analyzed, it was observed that in relation to the snacks offered, the foods with the highest occurrence were the sweet and savory biscuits. Regarding lunch the most frequent foods were rice and beans. Among the foods offered, which are not traditional in quilombola culture and / or are ultraprocessed foods, stand out tomato extract, ready-made spices, margarine, chocolate and soy protein. Conclusion: It is necessary that social programs aimed at school feeding, have a greater incentive to healthy eating habits, respecting the culture and tradition of traditional communities. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Curso de Nutrição.
Coleções
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TCC Nutrição (579)
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