O valor da internet das coisas para as organizações : estudo de casos múltiplos
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Data
2017Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A tecnologia da informação está revolucionando os produtos e serviços, ara garantir a sobrevivência no mercado consumidor, as empresas devem estar atentas às mudanças tecnológicas que as permeiam, são elas responsáveis pela geração de novas oportunidades para toda sua cadeia de valor. Estamos passando por uma nova era, a era da informação, onde a tecnologia da Internet das Coisas (IOT) representa mais que uma oportunidade para as empresas em diferentes indústrias, mas um grande desafio. Com a I ...
A tecnologia da informação está revolucionando os produtos e serviços, ara garantir a sobrevivência no mercado consumidor, as empresas devem estar atentas às mudanças tecnológicas que as permeiam, são elas responsáveis pela geração de novas oportunidades para toda sua cadeia de valor. Estamos passando por uma nova era, a era da informação, onde a tecnologia da Internet das Coisas (IOT) representa mais que uma oportunidade para as empresas em diferentes indústrias, mas um grande desafio. Com a IOT, produtos que antes não eram conectados, como carros, televisões e geladeiras, agora passam a oferecer novas funcionalidade com um nível de desempenho superior, gerando informações para o usuário final, a tecnologia transformou o uso desses, gerando algo não esperado pelos consumidores. Os produtos inteligentes estão mudando a maneira pela qual o valor é criado para os clientes, assim como a forma pela qual as empresas competem, essas mudanças afetarão não somente toda a indústria, mas também a economia no geral com o aumento da produtividade. A partir desse cenário apresentado, o presente trabalho de pesquisa estabelece como objetivo o entendimento dos fatores relacionados com a Internet das Coisas que geram valor para as organizações e para seus clientes através da ótica da teoria da Visão Baseada em Recursos, buscando entender as razões para a rápida adoção da tecnologia dessa nova necessidade e oportunidade de mercado. O método de pesquisa utilizado foi um estudo de caso múltiplo com caráter exploratório e uma análise qualitativa nas empresas A e B, a primeira do setor de bens de consumo e a segunda do setor de agronegócio. Constatou-se que o valor percebido pelos clientes a partir da visão dos executivos e a necessidade de adaptação por parte das empresas representam as principais variáveis para a adoção e desenvolvimento da tecnologia, a qual representa um meio para gerar novas oportunidade no mercado. ...
Abstract
Information technology is revolutionizing products and services, to ensure survival in the consumer market, companies must be aware of the technological changes that permeate them, they are responsible for generating new opportunities for their entire value chain. We are going through a new era, the information age, where the Internet of Things (IOT) technology represents more than an opportunity for companies in different industries, but a great challenge. With IOT products that were previousl ...
Information technology is revolutionizing products and services, to ensure survival in the consumer market, companies must be aware of the technological changes that permeate them, they are responsible for generating new opportunities for their entire value chain. We are going through a new era, the information age, where the Internet of Things (IOT) technology represents more than an opportunity for companies in different industries, but a great challenge. With IOT products that were previously not connected, such as cars, televisions and refrigerators, now offer new functionality with a higher level of performance, generating information for the end user, technology has transformed their use generating something not expected by costumers. Smart products are changing the way how the value is created for customers, as well as the way how companies compete, these changes will affect not only the entire industry but also the overall economy with the increasing productivity. Based on this presented scenario, the following research aims to understand the factors related to the Internet of Things that generate value for organizations and their customers through the view of the Resource-Based View theory, seeking to understand the reasons for the rapid adoption of the technology of this new need and market opportunity. The research method used was an exploratory multiple case study and a qualitative analysis in companies A and B, the first in the consumer products sector and the second in the agribusiness sector. It was verified that the perceived value of the clients from the executives' perspective and the need of adaptation by the companies represent the main variables for the adoption and development of the technology, which is a way to generate new opportunities in the market. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
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TCC Administração (3140)
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