Big Data no auxílio à tomada de decisão : uma aplicação no mercado futebolístico
Visualizar/abrir
Data
2017Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho busca verificar como o Big Data pode ser utilizado como ferramenta de auxílio à tomada de decisão no mercado do futebol, e como ela pode gerar vantagem competitiva. O método utilizado foi a criação de um sistema de apoio a decisão baseado em dados secundários de estatísticas de futebol, usado para isso a plataforma Qlik Sense. O banco de dados foi construído a partir de estatísticas de desempenho encontradas na internet e agrupadas em um único arquivo de planilha no Excel, sendo p ...
Este trabalho busca verificar como o Big Data pode ser utilizado como ferramenta de auxílio à tomada de decisão no mercado do futebol, e como ela pode gerar vantagem competitiva. O método utilizado foi a criação de um sistema de apoio a decisão baseado em dados secundários de estatísticas de futebol, usado para isso a plataforma Qlik Sense. O banco de dados foi construído a partir de estatísticas de desempenho encontradas na internet e agrupadas em um único arquivo de planilha no Excel, sendo para isso, levados em conta os princípios do Big Data: Volume, Variedade, Velocidade e Veracidade. O estudo conta com mais de 580 jogadores mapeados de 27 equipes que disputaram o campeonato brasileiro da primeira divisão entre os anos de 2015 e 2016, e mais de 6000 estatísticas de performance coletadas. Como resultados, a partir de uma análise qualitativa foram criados três cenários envolvendo situações típicas do futebol - como negociações entre times, decisão intuitiva e melhorias de desempenho - que demonstram essa relação entre a decisão ótima e o uso de dados. ...
Abstract
This study aims to verify how Big Data can be used as a tool to support decision making in the soccer market, and how it generate competitive advantage. The method created was a system for support decision making based in secondary soccer statistics data, used for this the app Qlik Sense. The database was built from performance statistics found on the internet and grouped into a single Excell spreadsheet file, being for that taken into account the principles of Big Data: Volume, Variety, Veloci ...
This study aims to verify how Big Data can be used as a tool to support decision making in the soccer market, and how it generate competitive advantage. The method created was a system for support decision making based in secondary soccer statistics data, used for this the app Qlik Sense. The database was built from performance statistics found on the internet and grouped into a single Excell spreadsheet file, being for that taken into account the principles of Big Data: Volume, Variety, Velocity and Veracity. The study has more than 580 players mapped from 27 teams that played in the first division Brazilian Championship between 2015 and 2016, and more than 6000 performance statistics collected. As a result, was created three scenarios involving typical soccer situations - such as inter-team negotiations, intuitive decision making, and performance improvements - that demonstrate this relationship between optimal decision and data usage. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3140)
Este item está licenciado na Creative Commons License