Aplicação do Desdobramento da Função Qualidade (QFD) na definição e priorização de requisitos de projeto para o desenvolvimento de jogos digitais para os idosos
Fecha
2017Otro título
Application of Quality Function Deployment (QFD) in the definition and prioritization of design requirements for the digital game development for the elderly
Materia
Resumo
O aumento da população senescente no Brasil e no mundo implica ações específicas para satisfazer às necessidades e preferências do público idoso. Nesse contexto, novas tecnologias de intervenção baseadas nos jogos digitais têm sido utilizadas para promover a prática de atividade física com o propósito de prevenir o declínio funcional em idosos. Entretanto, torna-se necessário desenvolver produtos interativos que levem em consideração as exigências e aspirações desse grupo de usuários. O objetiv ...
O aumento da população senescente no Brasil e no mundo implica ações específicas para satisfazer às necessidades e preferências do público idoso. Nesse contexto, novas tecnologias de intervenção baseadas nos jogos digitais têm sido utilizadas para promover a prática de atividade física com o propósito de prevenir o declínio funcional em idosos. Entretanto, torna-se necessário desenvolver produtos interativos que levem em consideração as exigências e aspirações desse grupo de usuários. O objetivo dessa pesquisa foi demonstrar a aplicação do Desdobramento da Função Qualidade (QFD) na definição e priorização de requisitos de projeto para o desenvolvimento de jogos digitais para os idosos. Para tanto, foi realizado um estudo de caso com três idosos frequentadores do projeto de extensão do Centro de Estudos de Lazer e Atividade Física do Idoso (Celari) da Escola de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os procedimentos para a realização da pesquisa foram: estratégia de divulgação, seleção dos participantes e distribuição aleatória dos grupos, coleta de dados (pré-teste) e Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), realização da intervenção e coleta de dados (pós-teste) e análise dos dados. Os resultados mostram que a utilização do método QFD possibilitou: i. obtenção de um conjunto de requisitos de usuário; ii. obtenção de um conjunto priorizado de requisitos de projeto; iii. análise das relações de conflito entre os requisitos técnicos do projeto; iv. análise dos produtos concorrentes. As conclusões indicam que os achados dessa pesquisa podem, eventualmente, contribuir para orientar o desenvolvimento de um jogo digital utilizando a interface natural para o público de usuários idosos. ...
Abstract
The increase in the elderly population in Brazil and in the world implies specific actions to meet the needs and preferences of the elderly. In this context, new digital game-based intervention technologies have been used to promote the practice of physical activity aiming at preventing functional decline in the elderly. However, it is necessary to develop interactive products that take into account the needs and aspirations of this user’s group. The objective of this paper was to demonstrate t ...
The increase in the elderly population in Brazil and in the world implies specific actions to meet the needs and preferences of the elderly. In this context, new digital game-based intervention technologies have been used to promote the practice of physical activity aiming at preventing functional decline in the elderly. However, it is necessary to develop interactive products that take into account the needs and aspirations of this user’s group. The objective of this paper was to demonstrate the application of Quality Function Deployment (QFD) in the definition and prioritization of design requirements for the development of digital games for the elderly. For this purpose, a case study was accomplished with three older people goers of the extension project of the Center of Studies of Leisure and Physical Activity for the Elderly (Celari) from the School of Physical Education (ESEF), Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The proceedings for the accomplishment of the research were: dissemination strategy, selection of the participants, random allocation of the groups, data collection (pre- test) and Informed Consent Form, accomplishment of the intervention and data collection (post- test) plus results analysis. The results show the use of the QFD method allowed: i. obtaining a set of customer’s requirements; ii. obtaining a prioritized set of design requirements; iii. analysis of relations of conflict between the technical requirements of the project; iv. analysis of the competing products. The conclusions indicate the findings of this research may contribute to orientate the development of a digital game using the natural user interface for the audience of elderly users. ...
En
Design & tecnologia [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. n. 13 (2017), p. 1-17
Origen
Nacional
Colecciones
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Artículos de Periódicos (40281)Ciencias Sociales Aplicadas (4125)
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Artículos de Periódicos (40281)Ciencias de la Salud (10760)
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