Reciclagem de pavimentos com adição de cimento : comportamento mecânico de misturas contendo fresado asfáltico e solo laterítico
dc.contributor.advisor | Nunez, Washington Peres | pt_BR |
dc.contributor.author | Schreinert, Gabriel Grassioli | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-10-28T02:25:44Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/169809 | pt_BR |
dc.description.abstract | A reciclagem profunda com adição de cimento Portland é uma técnica de reabilitação de pavimentos que apresenta vantagens do ponto de vista técnico, econômico e ambiental e que já vem sendo aplicada no país há algumas décadas. Entretanto, ainda são poucas as normas brasileiras que abordam a técnica, sendo que as existentes são limitadas em diversos fatores como, por exemplo, na inexistência de procedimentos adequados de dosagem dos materiais e de dimensionamento da estrutura. Desse modo, a fim de contribuir para estudos nesta área, o presente trabalho contempla a análise do comportamento mecânico (resistência e rigidez) de misturas contendo fresado asfáltico, solo laterítico (material de base) e cimento. Analisaram-se os efeitos da porcentagem de fresado, do teor de cimento e do tempo de cura no comportamento das misturas, compactadas na energia Modificada, em ensaios de resistência à tração por compressão diametral (RCD), de módulo de resiliência diametral (MRD) e resistência à tração na flexão (RTF). Foram elaborados dois planejamentos experimentais distintos, definidos conforme a propriedade estudada. Para os ensaios de RCD e de MRD, o planejamento experimental utilizado abrangeu diversos níveis para as variáveis (teores de cimento entre 1% e 7%, e porcentagens de fresado entre 8% e 92%, aproximadamente), empregando-se, em ambos, tempos de cura de 3, 7 e 14 dias para geração dos modelos estatísticos, e ainda de 28 dias para a RCD, visando-se uma comparação com os resultados de RTF. Já para os ensaios de RTF, nos quais mediu-se a resistência e a deformação na ruptura dos corpos de prova, foram estudadas nove composições, com três níveis para a porcentagem de material fresado (20%, 50% e 70%) e para o teor de cimento (2%, 4% e 6%), empregando-se um tempo de cura único de 28 dias. Em síntese, as misturas estudadas apresentaram resistências à tração (RCD e RTF) satisfatórias, não apenas considerando-se os valores mínimos adotados pela normatização nacional, no caso da RCD, mas também quando comparadas com resultados obtidos em misturas recicladas com cimento contendo outros materiais de base. Quanto aos resultados de MRD, o amplo intervalo de valores obtido demonstrou que as misturas podem gerar camadas recicladas com diferentes níveis de rigidez. Por fim, ressalta-se que ambas as propriedades mecânicas analisadas (resistência e rigidez) apresentaram aumento tanto com o acréscimo do teor de cimento quanto com a elevação da porcentagem de fresado. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.title | Reciclagem de pavimentos com adição de cimento : comportamento mecânico de misturas contendo fresado asfáltico e solo laterítico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Kleinert, Thaís Radünz | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001051417 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Engenharias (5855)