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dc.contributor.advisorCybis, Helena Beatriz Bettellapt_BR
dc.contributor.authorKappler, Laísa Bragapt_BR
dc.date.accessioned2017-10-28T02:25:31Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/169793pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma análise do segmento da BR-116/290-RS, particularmente da atual Ponte do Guaíba, e a condição do tráfego na região após a implantação da segunda Ponte do Guaíba. O estudo buscou quantificar a redução do tempo de viagem, das filas e das paradas sobre a ponte do vão móvel, seus acessos e saídas. Para isso, realizaram-se simulações do modelo da rede viária no software de microssimulação de tráfego VISSIM. O modelo foi construído a partir do levantamento de dados das rodovias BR-290 (BR-116/290), BR-448 e das avenidas Sertório e da Legalidade e da Democracia, calibrado para o local de estudo. Foram representadas diferentes configurações do trecho, a partir de quatro cenários principais: um cenário com a configuração atual da via, sem obstrução; um segundo cenário com a mesma configuração, com o vão móvel da atual ponte içado; e os outros dois cenários contemplam a mesma rede viária e as duas condições acima citadas, porém com a inclusão da segunda Ponte do Guaíba em operação. Também foram simuladas condições com diferentes tempos de içamento do vão móvel da atual ponte e todas as configurações foram observadas para os períodos atual (ano 2017) e futuro (ano 2027). Os resultados obtidos com essas simulações permitiram analisar variáveis, como: tempo de viagem, atraso de viagem, velocidade média, volume médio, comprimento de fila e quantidade de paradas. Verificou-se que os atrasos de viagem enfrentados pelos usuários da rodovia devem-se exclusivamente ao içamento do vão móvel da atual Ponte do Guaíba. Observou-se que com a implantação da nova ponte o tempo de viagem apresentou uma redução de até 78%, para içamentos com duração de 32 minutos. Também foi possível avaliar a redução no comprimento das filas em 83%, quando da implantação da segunda ponte, para o tempo de içamento de 17 minutos. As filas podem ser reduzidas a zero com a devida sinalização de rotas de acesso à nova ponte. Por fim, constata-se que a implantação da segunda ponte trará benefícios significativos aos usuários da via – moradores da Região Metropolitana, empresas de serviços e transporte de cargas – com a melhora na vazão de veículos no trecho da BR-116/290-RS e em seu entorno.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleAnálise dos benefícios da implantação da segunda ponte do Guaíbapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coCaleffi, Felipept_BR
dc.identifier.nrb001051282pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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