Análise dos benefícios da implantação da segunda ponte do Guaíba
dc.contributor.advisor | Cybis, Helena Beatriz Bettella | pt_BR |
dc.contributor.author | Kappler, Laísa Braga | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-10-28T02:25:31Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/169793 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma análise do segmento da BR-116/290-RS, particularmente da atual Ponte do Guaíba, e a condição do tráfego na região após a implantação da segunda Ponte do Guaíba. O estudo buscou quantificar a redução do tempo de viagem, das filas e das paradas sobre a ponte do vão móvel, seus acessos e saídas. Para isso, realizaram-se simulações do modelo da rede viária no software de microssimulação de tráfego VISSIM. O modelo foi construído a partir do levantamento de dados das rodovias BR-290 (BR-116/290), BR-448 e das avenidas Sertório e da Legalidade e da Democracia, calibrado para o local de estudo. Foram representadas diferentes configurações do trecho, a partir de quatro cenários principais: um cenário com a configuração atual da via, sem obstrução; um segundo cenário com a mesma configuração, com o vão móvel da atual ponte içado; e os outros dois cenários contemplam a mesma rede viária e as duas condições acima citadas, porém com a inclusão da segunda Ponte do Guaíba em operação. Também foram simuladas condições com diferentes tempos de içamento do vão móvel da atual ponte e todas as configurações foram observadas para os períodos atual (ano 2017) e futuro (ano 2027). Os resultados obtidos com essas simulações permitiram analisar variáveis, como: tempo de viagem, atraso de viagem, velocidade média, volume médio, comprimento de fila e quantidade de paradas. Verificou-se que os atrasos de viagem enfrentados pelos usuários da rodovia devem-se exclusivamente ao içamento do vão móvel da atual Ponte do Guaíba. Observou-se que com a implantação da nova ponte o tempo de viagem apresentou uma redução de até 78%, para içamentos com duração de 32 minutos. Também foi possível avaliar a redução no comprimento das filas em 83%, quando da implantação da segunda ponte, para o tempo de içamento de 17 minutos. As filas podem ser reduzidas a zero com a devida sinalização de rotas de acesso à nova ponte. Por fim, constata-se que a implantação da segunda ponte trará benefícios significativos aos usuários da via – moradores da Região Metropolitana, empresas de serviços e transporte de cargas – com a melhora na vazão de veículos no trecho da BR-116/290-RS e em seu entorno. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.title | Análise dos benefícios da implantação da segunda ponte do Guaíba | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Caleffi, Felipe | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001051282 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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