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dc.contributor.advisorMachado, Maria Berenice da Costapt_BR
dc.contributor.authorPassos, Lourenço Medeirospt_BR
dc.date.accessioned2017-10-18T05:37:40Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/169557pt_BR
dc.description.abstractO Estado Islâmico, grupo terrorista que se auto declarou um Califado em 2014, produz diversas peças de propaganda com o objetivo de persuadir e recrutar jovens de todo o mundo, inclusive os não adeptos da religião islâmica. Para tal, são utilizados recursos audiovisuais com produção de alto padrão estético e semelhantes aos de Hollywood - como o Flames of War - que são divulgados via redes sociais, o que potencializa a abrangência desses materiais. Essas peças podem ser definidas como propaganda ideológica, sendo que seus conteúdos podem ser comparados aos das propagandas bolchevista e nazista. O objetivo dessa monografia é inferir se o audiovisual Flames of War tem potencial para impactar os jovens alvo de recrutamento do Estado Islâmico. Dentre os objetivos específicos, analisar a peça audiovisual sob a ótica da estética e da narrativa da propaganda ideológica; levantar possíveis pontos de identificação da propaganda do grupo com o público de países ocidentais; compreender o audiovisual como forma de comunicação institucional e persuasiva do Estado Islâmico e revisar as teorias da comunicação persuasiva e conceitos relativos à propaganda ideológica. Os fundamentos da história do Estado Islâmico vêm de Charles Lister, James Farwell, Hussein Solomon, Lisa Blaker e Jean Marie Domenach; Nelson Jahr Garcia e Serge Tchakhotine auxiliam na revisão relacionada à propaganda. Ao concluir o estudo, são identificados pontos de persuasão no audiovisual Flames of War.pt_BR
dc.description.abstractThe Islamic State, a terrorist group that declared itself a Caliphate in 2014, produces several propaganda pieces aimed at persuading and recruiting young people from all over the world, including non-believers of the Islamic religion. To this end, audiovisual productions with a high aesthetical and Hollywood-like production - such as Flames of War - are used that are disseminated through social media,, which enhances the comprehensiveness of these materials. These pieces can be defined as ideological propaganda, and their contents can be compared to those of the Bolshevik and Nazi propaganda. The objective of this monograph is to understand if the audiovisual Flames of War has the potential to impact the young people targeted for recruitment of the Islamic State. Among the specific objectives, to analyze the audiovisual piece from the point of view of aesthetics and the narrative of ideological propaganda; Raise possible identification points of the group's propaganda with the public of Western countries; To understand the audiovisual as a form of institutional and persuasive communication of the Islamic State and to review persuasive communication theories and concepts related to ideological propaganda. The foundations of the history of the Islamic State come from Charles Lister, James Farwell, Hussein Solomon, Lisa Blaker and Jean Marie Domenach; Nelson Jahr Garcia and Serge Tchakhotine assist in the propaganda-related review. At the conclusion of the study, points of persuasion are identified in the audiovisual Flames of War.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIslamic Stateen
dc.subjectTerrorismopt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectSocial mediaen
dc.subjectAudio-visualen
dc.subjectPersuasionen
dc.subjectPropagandaen
dc.titleTerrorismo nas redes sociais: estudo de um audiovisual do Estado Islâmicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001048861pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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