It’s in the game: análise da publicidade in-game presente na série FIFA
dc.contributor.advisor | Kowarick, Adriana Coelho Borges | pt_BR |
dc.contributor.author | Freitas, João Francisco Moraes de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-10-18T05:36:48Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/169521 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho se propõe a analisar, de forma comparativa, a utilização da publicidade in-game em games da série de simuladores de futebol FIFA. Seus objetivos específicos são identificar a presença de publicidade durante os games da série FIFA e relacionar o seu uso de publicidade in-game com o avanço tecnológico dos games. Como embasamento teórico, realizamos pesquisa bibliográfica sobre o tema de games, publicidade e publicidade em games. Também realizamos levantamento documental para exemplificar as teorias e coletar dados do objeto de estudos. Construímos uma matriz de análise como metodologia para verificar os dados coletados, utilizando referências da pesquisa para construir seus parâmetros. Ao final do trabalho, identificamos uma muito importante evolução da utilização das técnicas de comunicação social na série FIFA e conseguimos relacionar esse avanço com o desenvolvimento tecnológico dos games. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work intends to analyze, in a comparative way, the use of in-game advertising in games of the soccer simulator FIFA series. Its specific objectives are to identify the presence of advertising during the FIFA series’ games and to relate its use of in-game advertising to the technological advancement of games. As a theoretical basis, we perform bibliographic research on the topic of games, advertising and advertising in games. We also conduct a documentary survey to exemplify theories and collect data from the study object. We construct an analysis matrix as a methodology to verify the collected data, using research references to construct its parameters. At the end of the work, we identified a very important evolution of the use of media techniques in the FIFA series and we manage to relate this advance with the technological development of games. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Advertising | en |
dc.subject | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Publicidade | pt_BR |
dc.subject | FIFA | en |
dc.subject | Videogames | en |
dc.subject | Games | en |
dc.title | It’s in the game: análise da publicidade in-game presente na série FIFA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001048858 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Comunicação Social (1830)