De monstros a heroínas: a transformação de um mito pelo sereísmo no Instagram
Fecha
2017Tutor
Co-director
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
O presente trabalho trata do “sereísmo”, estilo de vida relacionado às sereias, e sua presença na rede social Instagram. Tem como objetivo geral verificar se o fenômeno social chamado “sereísmo” observado na rede social Instagram pode ser caracterizado como uma atualização do mito das sereias. E, como objetivos específicos: analisar as características do mito a partir das Teorias do Imaginário; interpretar as narrativas míticas em torno do tema das sereias numa linha temporal, tanto na literatu ...
O presente trabalho trata do “sereísmo”, estilo de vida relacionado às sereias, e sua presença na rede social Instagram. Tem como objetivo geral verificar se o fenômeno social chamado “sereísmo” observado na rede social Instagram pode ser caracterizado como uma atualização do mito das sereias. E, como objetivos específicos: analisar as características do mito a partir das Teorias do Imaginário; interpretar as narrativas míticas em torno do tema das sereias numa linha temporal, tanto na literatura quanto na mitologia comparada, anotando suas características recorrentes e divergentes e elegendo indicadores para comparação com o “sereísmo”; analisar o corpus empírico constituído pelos perfis @projectmermaids, @mirellasereia e @sereismo, utilizando os indicadores anteriormente arrolados e cruzar os achados do corpus empírico com a revisão bibliográfica. Para isso, foi feita uma análise dos conceitos de redes sociais, acompanhada de uma imersão nas Teorias Gerais do Imaginário, principalmente no conceito de mito, fundada em Gilbert Durand, Mircea Eliade e Pierre Grimal. Para as narrativas míticas de sereias foi utilizada a Odisseia, de Homero, que exigiu uma imersão na vasta Mitologia Grega a partir de Junito Brandão. As conclusões revelaram que houve uma grande mudança no comportamento da sereia atual em comparação à sereia dos mitos passados. Enquanto as sereias da mitologia grega eram representadas como monstros, as sereias evidenciadas no Instagram se identificam mais com heroínas. ...
Abstract
This paper is about “sereísmo”, a lifestyle related to the mermaids, and its presence in the social network Instagram. Its general objective is to verify if the social phenomenon called “sereísmo” observed in the social network Instagram can be characterized as an update of the mermaids’ myth. And, as specific objectives: to analyze the characteristics of the myth from the Theories of the Imaginary; to interpret the mythical narratives around the theme of mermaids in a timeline, both in literat ...
This paper is about “sereísmo”, a lifestyle related to the mermaids, and its presence in the social network Instagram. Its general objective is to verify if the social phenomenon called “sereísmo” observed in the social network Instagram can be characterized as an update of the mermaids’ myth. And, as specific objectives: to analyze the characteristics of the myth from the Theories of the Imaginary; to interpret the mythical narratives around the theme of mermaids in a timeline, both in literature and in comparative mythology, noting their recurrent and divergent characteristics and choosing indicators for comparison with “sereísmo”; to analyze the empirical corpus constituted by the profiles @projectmermaids, @mirellasereia and @sereismo, using the indicators previously listed and cross the findings of the empirical corpus with the bibliographic review. For this, an analysis of the concepts of social networks was carried out, accompanied by an immersion in the General Theories of the Imaginary, mainly in the concept of myth, founded in Gilbert Durand, Mircea Eliade and Pierre Grimal. For the mythical narratives of mermaids, Homer's Odyssey was used, which required immersion in the vast Greek Mythology from Junito Brandão. The findings revealed that there was a major shift in the current mermaid's behavior compared to the mermaid of past myths. While the mermaids of Greek Mythology were represented as monsters, the mermaids evidenced on the Instagram identify more closely with heroines. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Comunicación Social (1830)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License