Psicodrama com crianças na vila Santa Anita
Fecha
2017Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a experiência de estágio com psicodrama no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Vila Santa Anita com um grupo de terapia processual de meninas e outro de meninos, de oito a dez anos. Muitas crianças dessa comunidade se encontram em situação de vulnerabilidade social, trazendo consigo histórias e sentimentos difíceis de carregar. O psicodrama, nesse sentido, ajuda-as a contatarem e expressarem suas emoções de modo mais constr ...
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a experiência de estágio com psicodrama no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Vila Santa Anita com um grupo de terapia processual de meninas e outro de meninos, de oito a dez anos. Muitas crianças dessa comunidade se encontram em situação de vulnerabilidade social, trazendo consigo histórias e sentimentos difíceis de carregar. O psicodrama, nesse sentido, ajuda-as a contatarem e expressarem suas emoções de modo mais construtivo para si e para aqueles em relação com elas. Através da oferta de contrapapéis espontâneos por parte da unidade funcional, promove-se uma rematrização da identidade das crianças, levando ao desenvolvimento de novos e velhos papéis, ao aumento da espontaneidade e à promoção da Relação Eu-Tu. ...
Abstract
The present work aims to reflect on the experience of a Psychodrama stage in the Service of Coexistence and Strengthening of Bonds of Vila Santa Anita with a group of procedural therapy of girls and another group of boys, from eight to ten years. Many children in this community find themselves in situations of social vulnerability, bringing with them stories and feelings that are difficult to bear. Psychodrama, in this sense, helps them to contact and express their emotions in a more constructi ...
The present work aims to reflect on the experience of a Psychodrama stage in the Service of Coexistence and Strengthening of Bonds of Vila Santa Anita with a group of procedural therapy of girls and another group of boys, from eight to ten years. Many children in this community find themselves in situations of social vulnerability, bringing with them stories and feelings that are difficult to bear. Psychodrama, in this sense, helps them to contact and express their emotions in a more constructive way for themselves and for those in relation to them. By offering spontaneous counterparts on the part of the functional unit, a redevelopment of the children's identity is promoted, leading to the development of new and old roles, the increase of spontaneity and the promotion of the I-Thou Relationship. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Psicologia.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Psicología (438)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License