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dc.contributor.advisorRosário, Nísia Martins dopt_BR
dc.contributor.authorBitencourt , Marina dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2017-10-12T02:49:24Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/169432pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é analisar em que configurações se dão os relacionamentos gays e lésbicos nas telenovelas da Rede Globo, em especial os casais que se relacionaram amorosamente em tramas do horário das 21h e protagonizaram cenas de beijo, sendo os escolhidos como objeto de estudo dessa pesquisa Félix e Niko, de Amor à Vida (2014), Teresa e Estela, de Babilônia (2015), e Xana Summer e Naná, de Império (2015). Percebendo esse tipo de narrativa seriada como um dispositivo regulatório e seguindo os estudos que apontam a telenovela no Brasil como um recurso comunicativo, procura-se entender a construção desses e dessas personagens a partir da teoria queer e da não linearidade entre gênero, sexo e desejo, proposta por Judith Butler (2003). O conceito de heterossexualidade compulsória, proposto por Adrienne Rich (2015), ajuda a compreender os enredos em que esses personagens estão inseridos, assim como os desfechos que são dados a cada caso. Para isso, foram mapeadas as telenovelas de todos os horários da TV Globo que foram ao ar de 2013 a 2016. Destas, foi possível produzir um panorama de quantos e quais são os personagens que se relacionam amorosamente com pessoas do mesmo gênero e quais os discursos produzidos sobre eles. Aqueles que apresentaram alguma irregularidade em relação aos demais relacionamentos, homo ou heteressoxuais, tiveram uma descrição mais aprofundada. Acreditando que não há uma metodologia específica para análise em televisão (MACHADO e VELÉZ, 2015), foi escolhido realizar uma análise detalhada das cenas de beijo entre Félix e Niko, Teresa e Estela e Xana Summer e Naná. A partir disso, constatou-se que categorias como performatividade de gênero e núcleo dramatúrgicos onde os personagens estão inseridos são fundamentais para configuração dessas cenas. O contexto familiar permeia todas as ocorrências de beijo, porém elas se diferem de acordo com a trama entorno dos casais e o momento da obra em que foram ao ar, trazendo mais visibilidade ou não para essas sexualidades.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this essay is to analyze in which scenarios gays and lesbians get involved in Rede Globo soap operas, focusing on couples of the same gender who have gotten love involved on prime time and have played kisses scenes. The chosen subjects of this research are Félix and Niko, of Amor à Vida (2014), Teresa and Estela, of Babilônia (2015) and Xana Summer and Naná, of Império (2015). Recognizing this kind of seasonally narrative as regulatory tool and according to studies that point brazilian soap operas as communicative resources, this research is trying to understand the basic idea of how those characters were created following the queer theory of nonlinearity between genders, sex and lust, proposed by Judith Butler (2003). The concept of compulssive homossexuality, proposed by Adrienne Rich (2015) help us to understand the plot in which those characters are inserted, as well as their outcomes. For better comprehension of how those characters who get involved into an homoaffective or homossexual relationship are inserted into the plot, all soap operas from TV Globo aired between 2013 and 2016 were mapped and studied. From those soap operas mapped it was possible to build a panorama of how many and which characters got involved into a relationship of the same gender and what were the speeches made about them. The ones which presented some irregularity among other kinds of relationship, homossexual or heterossexual, were more deeply described. Assuming that there is not any specific methodology to analyze television content (VELÉZ and MACHADO, 2015), kissing scenes between Félix and Niko, Teresa and Estela and Xana Summer and Naná, were selected for a detailed evaluation. By those studies it was verified that categories like performativity of genders and the dramaturgic core in which the characters are included are crucial for those scenes setup. The family context surrounds every kiss occurrence, however they differ according to the plot around those couples and the moment that the romance was aired bringing more visibility to those sexualities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSoap operaen
dc.subjectTelenovela : Brasilpt_BR
dc.subjectHeteronormatividadept_BR
dc.subjectQueer theoryen
dc.subjectHeteronormativityen
dc.subjectTeoria queerpt_BR
dc.subjectLGBTsen
dc.subjectGenderen
dc.titleRelacionamentos gays e lésbicos nas telenovelas da rede Globo: configurações de gênero, sexo e desejopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coTomazetti, Tainan Paulipt_BR
dc.identifier.nrb001048530pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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