Outras ciências possíveis? Pesquisadores Kaingang na Academia : um olhar para as produções acadêmicas na área da Educação

Visualizar/abrir
Data
2017Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho aborda possibilidades de construção da ciência a partir da análise de produções acadêmicas de autoria Kaingang na área da Educação no Rio Grande do Sul. Para isso, foram selecionados três dissertações de mestrado e dois Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), apresentados na última década até o ano de 2015. Através de perspectivas decoloniais e do entendimento da ciência como um saber em construção e localizado, afetado pelo corpo e identidade, busquei aprender sobre o fazer ...
O presente trabalho aborda possibilidades de construção da ciência a partir da análise de produções acadêmicas de autoria Kaingang na área da Educação no Rio Grande do Sul. Para isso, foram selecionados três dissertações de mestrado e dois Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), apresentados na última década até o ano de 2015. Através de perspectivas decoloniais e do entendimento da ciência como um saber em construção e localizado, afetado pelo corpo e identidade, busquei aprender sobre o fazer ciência ocidental e acadêmica a partir de um olhar Kaingang, identificando metodologias Kaingang próprias, uso de auto-investigação/ etnoinvestigação, finalidades políticas de apoio a suas comunidades, bibliografias específicas, presença da língua Kaingang e propostas para o fazer científico e a escola. ...
Resumen
El presente trabajo tiene por temática las posibilidades de construcción de la ciencia por medio del análisis de producciones académicas de autores Kaingang en Educacion del Estado de Rio Grande do Sul, Brasil. Para eso, fueran elegidos tres tesis de maestría y dos proyectos finales de curso, presentados en los últimos años hasta 2015. Con el estudio de perspectivas decoloniales y el entendimiento de la ciencia como un saber en construcción y con localidad, que tiene afectación del cuerpo y de ...
El presente trabajo tiene por temática las posibilidades de construcción de la ciencia por medio del análisis de producciones académicas de autores Kaingang en Educacion del Estado de Rio Grande do Sul, Brasil. Para eso, fueran elegidos tres tesis de maestría y dos proyectos finales de curso, presentados en los últimos años hasta 2015. Con el estudio de perspectivas decoloniales y el entendimiento de la ciencia como un saber en construcción y con localidad, que tiene afectación del cuerpo y de la identidad, he buscado aprender acerca del hacer ciencia con una mirada Kaingang. Así, fue identificado en las tesis y proyectos el uso de metodologías Kaingang, uso de auto-investigación/ etnoinvestigación, finalidad política de apoyar a sus comunidades, uso de bibliografías específicas, presencia de la lengua Kaingang y propuestas para la ciencia y la escuela. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Ciências Sociais (768)
Este item está licenciado na Creative Commons License
