Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorRocha, Evelise Tarouco dapt_BR
dc.contributor.authorWarmling, Cristine Mariapt_BR
dc.date.accessioned2017-09-22T02:31:50Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn2525-507Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/168750pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: Mesmo com a formulação de estratégias para a qualificação dos profissionais que atuam no SUS, e as mudanças curriculares ocorridas nos cursos de graduação em Odontologia, questionam-se as efetivas transformações nas práticas das equipes de saúde bucal em direção a um modelo de atenção em saúde pautado na integralidade do cuidado. Objetivos: Este estudo propõe-se a analisar de que modo os processos de trabalho vivenciados pelas equipes de saúde bucal que atuam na rede municipal de saúde de Porto Alegre possibilitam a produção do cuidado em saúde bucal. Metodologia: Trata-se de um estudo de caso, com abordagem metodológica qualitativa. Os dados foram produzidos mediante quatro grupos focais, com quatro equipes de saúde bucal da rede de Atenção Primária do município de Porto Alegre. Adotou-se, também, a observação participante nos encontros de educação permanente das equipes de saúde bucal, no ano de 2013. Os dados foram analisados com a ajuda do programa de análise qualitativa Nvivo. A base referencial teórica de análise do estudo encontra-se em Schwartz (2007) e nos fundamentos epistemológicos da Análise do Discurso. Resultados: As equipes utilizam diferentes protocolos, renormalizando-os conforme demandas próprias ou de usuários que acessam ao serviço. Referem-se à demanda reprimida, contudo não observam que esta pode estar sendo produzida pelo modo como historicamente se oferta e se processa a produção do cuidado. Relações de trabalho qualificadas devem ser despertadas nos serviços de saúde. O redescobrimento do próprio trabalho pelo trabalhador passa pela compreensão do modo com que ele se insere na atividade dos outros e na vida em sociedade. As equipes não compreendem a problematização dos seus processos de trabalho como um momento de educação permanente e comumente entendem os encontros de educação permanente enquanto espaços apenas normativos. Considerações finais: Neste estudo ampliou-se a compreensão sobre o agir profissional para a produção do cuidado em saúde bucal, destacando-se que esse cuidado depende da construção de significados a partir do reconhecimento da prática profissional e da realidade das situações de trabalho.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: Despite the formulation of strategies to qualify professionals working at the Brazilian Unified Health System and curriculum changes made to undergraduate dental programs, questions have been raised whether there have been effective changes in the practices of oral health teams towards a health care model based on comprehensive care. Objectives: This study sought to analyze how work processes undertaken by oral health teams working in the municipal health system of Porto Alegre enabled the provision of oral health care. Methods: This is a qualitative case study. Data were obtained from four focus groups with four oral health teams working in the primary health care network in the city of Porto Alegre. The present study also relied on researcher’s participant observation in lifelong education meetings of oral health teams in 2013. Data were analyzed using the qualitative analysis software NVivo. The theoretical background of the study was based on Schwartz (2007) and on the epistemological foundations of discourse analysis. Results: The teams used different protocols, renormalizing them according to their own demands or to the demands of users who have access to the service They also point to an unmet demand, but do not realize that this demand may have been produced by the way care provision has been historically offered and processed. Qualified working relationships should be established in health care facilities. Workers will only rediscover their own work when they understand how it is inserted into other’s activities and into life in society. The teams do not understand that the questioning of their work process is a time of lifelong education and commonly understand lifelong education meetings as merely normative spaces. Final comments: The present study broadened our understanding about professional conduct for the provision of oral health care and emphasized that it depends on the construction of meaning based on the acknowledgment of professional practice and of the reality of work situations.en
dc.description.abstractIntroducción: Pese a la formulación de estrategias para la calificación de los profesionales que actúan en el Sistema Único de Salud y los cambios curriculares sucedidos en los cursos de grado en Odontología, se cuestiona si hubo transformaciones efectivas en las prácticas de los equipos de salud bucal hacia un modelo de atención en salud basado en la integralidad del cuidado. Objetivos: Este estudio buscó analizar cómo los procesos de trabajo vivenciados por los equipos de salud bucal que actúan en la red municipal de salud de Porto Alegre posibilitan la prestación de cuidado en salud bucal. Metodología Se trata de un estudio de caso con abordaje metodológico cualitativo. Los datos se produjeron a través de la realización de cuatro grupos focales con cuatro equipos de salud bucal de la red de atención primaria del municipio de Porto Alegre El estudio también se valió de la observación participante de la investigadora en los encuentros de educación permanente de los equipos de salud bucal, en el año de 2013. Los datos se analizaron con el programa de análisis cualitativo NVivo. La base referencial teórica de análisis del estudio se encuentra en Schwartz (2007) y en los fundamentos epistemológicos del Análisis del Discurso. Resultados: Los equipos utilizaron diferentes protocolos, renormalizándolos según demandas propias o de usuarios que acceden al servicio. Además, se refieren a una demanda reprimida, pero no observan que ésta se puede estar produciendo debido a la manera como históricamente se oferta y se procesa la prestación de cuidado. Se deben fomentar relaciones de trabajo calificadas en los servicios de salud. El redescubrimiento del propio trabajo por el trabajador pasa por la comprensión de cómo éste se inserta en las actividades de los otros y en la vida en sociedad. Los equipos no comprenden la problematización de sus procesos de trabajo como un momento de educación permanente y comúnmente entienden los encuentros de educación permanente como espacios únicamente normativos. Consideraciones finales: El estudio amplió la comprensión sobre el actuar profesional para la prestación de cuidado en salud bucal, subrayando que éste depende de la construcción de significados a partir del reconocimiento de la práctica profesional y de la realidad de las situaciones de trabajo.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre. Vol. 1, n. 1 (2016), p. 113-131pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOral Healthen
dc.subjectSaúde bucalpt_BR
dc.subjectSistema Único de Saúdept_BR
dc.subjectProfessional Competenceen
dc.subjectCompetência clínicapt_BR
dc.subjectUnified Health Serviceen
dc.subjectSalud bucales
dc.subjectCompetencia profesionales
dc.subjectSistema Único de Saludes
dc.titleProcesso de trabalho e agir profissional no cuidado em saúde bucal no Sistema Único de Saúde (SUS)pt_BR
dc.title.alternativeWork process and professional conduct in oral health care in the Brazilian Unified Health System en
dc.title.alternativeProceso de trabajo y actuar profesional en el cuidado en salud bucal en el Sistema Único de Salud es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001003657pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem