Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRocha, Patrícia Florespt_BR
dc.contributor.authorWarmling, Cristine Mariapt_BR
dc.contributor.authorToassi, Ramona Fernanda Ceriottipt_BR
dc.date.accessioned2017-09-22T02:31:37Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn2525-507Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/168739pt_BR
dc.description.abstractEste estudo de caso de abordagem qualitativa propôs-se a compreender a atuação do preceptor, cirurgião-dentista da Atenção Primária à Saúde, na formação em Odontologia, analisando características para a preceptoria. A pesquisa aconteceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A coleta de dados envolveu a realização de entrevistas semiestruturadas com estudantes e preceptores (n=20), observação participante e análise documental. A preceptoria é uma modalidade de ensino na saúde reconhecida e presente na formação de cirurgiões-dentistas. O preceptor tem um papel fundamental na orientação, explicação, escuta e aproximação/inserção do estudante no processo de trabalho interdisciplinar em equipe multiprofissional, sendo uma referência para o estudante no serviço. Desafios foram apontados quanto ao processo de avaliação do estudante pelo preceptor no período do estágio e quanto à formação pedagógica dos cirurgiões-dentistas para o ensino na saúde. O fortalecimento da relação universidade-serviço-preceptor deve ser (re) construído continuamente pela aproximação/apoio permanente da universidade aos preceptores.pt_BR
dc.description.abstractThis qualitative case study sought to understand the role of dental preceptors in dental training, specifically in primary health care, analyzing the characteristics required for preceptorship. The research took place in Porto Alegre, state of Rio Grande do Sul, Brazil. Data collection involved the administration of semi-structured interviews with students and preceptors (n=20), participant observation, and document analysis. Preceptorship is a teaching method acknowledged in the health field and present in dental training. Preceptors play an essential role in guiding, explaining, listening, and approaching/inserting students in the interdisciplinary work process in a multiprofessional team and are a reference for students in the service. Challenges were identified with regard to the process of preceptor’s evaluation of students during the internship period and with regard to the pedagogical training of dentists to provide health education. The strengthening of the university-service-preceptor relationship should be continuously (re)built with the permanent approach/support of university to preceptors.en
dc.description.abstractEste estudio de caso con abordaje cualitativo buscó comprender la actuación del preceptor, cirujano dentista de la Atención Primaria de Salud, en la formación en Odontología, analizando características para la preceptoría. La investigación ocurrió en Porto Alegre, estado de Rio Grande do Sul. La recolección de datos se basó en entrevista semi-estructuradas con estudiantes y preceptores (n=20), observación participante y análisis documental. La preceptoría es una modalidad de enseñanza en salud reconocida y presente en la formación de cirujanos dentistas. El preceptor tiene un papel fundamental en la orientación, explicación, escucha y acercamiento/inserción del estudiante en el proceso de trabajo interdisciplinario en equipo multiprofesional, siendo una referencia para el estudiante en el servicio. Se señalaron desafíos respecto al proceso de evaluación del estudiante por el preceptor en el periodo de prácticas y respecto a la formación pedagógica de los cirujanos dentistas para la enseñanza en salud. El fortalecimiento de la relación universidad-servicio-preceptor debe ser (re)construido continuamente por el acercamiento/apoyo permanente de la universidad a los preceptores.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre. Vol. 1, n. 1 (2016), p. 96-112pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPreceptorshipen
dc.subjectEducação em odontologiapt_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectDental educationen
dc.subjectSistema Único de Saúdept_BR
dc.subjectDental continuing educationen
dc.subjectPrimary health careen
dc.subjectUnified Health Systemen
dc.subjectPreceptoriaes
dc.subjecteducación en odontologíaes
dc.subjecteducación continua en odontologíaes
dc.subjectatención primaria de la saludes
dc.subjectSistema Único de Saludes
dc.titlePreceptoria como modalidade de ensino na saúde : atuação e características do preceptor cirurgião-dentista da atenção primáriapt_BR
dc.title.alternativePreceptorship as a teaching method in health education: role and characteristics of the dental preceptor in primary health careen
dc.title.alternativePreceptoria como modalidad de enseñanza en la salud: actuación y características del preceptor cirujano dentista de la atención primariaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001003654pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples