Análise comparativa entre o currículo mundial, as diretrizes nacionais da educação e os currículos de graduação em Ciências Contábeis das instituições de ensino superior públicas do estado do Rio Grande do Sul
Fecha
2015Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Otro título
Comparative analysis between the world curriculum, national guidelines for education and curricular matrices of accounting’s graduation courses in public universities from Rio Grande do Sul
Materia
Resumo
O objetivo deste estudo é analisar quão aderentes são os conteúdos de Contabilidade propostos pelo Currículo Mundial (CM) tanto às Diretrizes Nacionais da Educação (DNE) para o curso de Ciências Contábeis, quanto às matrizes curriculares dos cursos de graduação em contabilidade das IES públicas do Estado do Rio Grande do Sul (RS). Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, realizado por meio de uma pesquisa documental. A amostra desta pesquisa são os currículos oficiais objetos de análise, ...
O objetivo deste estudo é analisar quão aderentes são os conteúdos de Contabilidade propostos pelo Currículo Mundial (CM) tanto às Diretrizes Nacionais da Educação (DNE) para o curso de Ciências Contábeis, quanto às matrizes curriculares dos cursos de graduação em contabilidade das IES públicas do Estado do Rio Grande do Sul (RS). Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, realizado por meio de uma pesquisa documental. A amostra desta pesquisa são os currículos oficiais objetos de análise, o CM, as DNE e as matrizes dos cursos de graduação das IES públicas do Estado do RS que lecionam o curso de Ciências Contábeis, a saber: FURG, UFRGS e UFSM. Os resultados apontam que o bloco de conteúdos referentes à Tecnologia da Informação do CM possui menor grau de aderência às grades curriculares das IES, ao passo que o bloco referente aos Conhecimentos Básicos de Contabilidade e Afins possui o maior nível de similaridade em todas as IES analisadas. Percebeu-se que a média geral de aderência dos conhecimentos exigidos pelas DNE aos conteúdos propostos pelo CM é de 70,83%, e que em todas as grades analisadas existem conteúdos não mencionados pelas DNE e CM, os quais são referentes à metodologia de pesquisa e trabalho de conclusão de curso. Em suma, destaca-se a necessidade de revisão e possível inclusão de conteúdos relativos à pesquisa em Contabilidade nos conhecimentos propostos pelas DNE, de modo que as DNE norteiem a formação não somente profissional do estudante, como também estimule as atividades de pesquisa científica em Contabilidade. ...
Abstract
The purpose of this study is to analyze how cohesive are the accounting’s contents proposed by the World Curriculum (CM) such the National Guidelines for Education (DNE) for the course in Accounting, as for the curricular matrices of accounting’s graduation courses in public universities from Rio Grande do Sul (RS). It is a quantitative and descriptive study conducted through a documentary research. The sample of this research are the official curriculum analysis objects, the CM, the DNE and th ...
The purpose of this study is to analyze how cohesive are the accounting’s contents proposed by the World Curriculum (CM) such the National Guidelines for Education (DNE) for the course in Accounting, as for the curricular matrices of accounting’s graduation courses in public universities from Rio Grande do Sul (RS). It is a quantitative and descriptive study conducted through a documentary research. The sample of this research are the official curriculum analysis objects, the CM, the DNE and the curricular matrices of accounting’s graduation courses in public universities from RS that teach this course, namely: FURG, UFRGS and UFSM. The results show that the bunch of contents referring to the CM’s Information Technology has a lower level of adherence to the curricular matrices of public universities, whereas the bunch referring to the Accounting’s Basic Knowledge has the highest level of similarity in all the universities analyzed. It was noted that the overall average of adherence of knowledge required by the DNE to the content proposed by the CM is 70.83%, and that in all the matrices analyzed there are contents not mentioned by the DNE and CM, which are related to the research methodology and course’s work conclusion. In short, stands out the need to review and maybe include contents related to Accounting’s research into the knowledge proposed by DNE, so that the DNE not only guide the student’s professional formation, but also stimulate the scientific research activities in Accounting. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Contábeis.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37362)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License