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dc.contributor.advisorBianchi, Márciapt_BR
dc.contributor.authorEngel, Cristina Inêspt_BR
dc.date.accessioned2017-09-19T02:31:28Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/168664pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é analisar quão aderentes são os conteúdos de Contabilidade propostos pelo Currículo Mundial (CM) tanto às Diretrizes Nacionais da Educação (DNE) para o curso de Ciências Contábeis, quanto às matrizes curriculares dos cursos de graduação em contabilidade das IES públicas do Estado do Rio Grande do Sul (RS). Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, realizado por meio de uma pesquisa documental. A amostra desta pesquisa são os currículos oficiais objetos de análise, o CM, as DNE e as matrizes dos cursos de graduação das IES públicas do Estado do RS que lecionam o curso de Ciências Contábeis, a saber: FURG, UFRGS e UFSM. Os resultados apontam que o bloco de conteúdos referentes à Tecnologia da Informação do CM possui menor grau de aderência às grades curriculares das IES, ao passo que o bloco referente aos Conhecimentos Básicos de Contabilidade e Afins possui o maior nível de similaridade em todas as IES analisadas. Percebeu-se que a média geral de aderência dos conhecimentos exigidos pelas DNE aos conteúdos propostos pelo CM é de 70,83%, e que em todas as grades analisadas existem conteúdos não mencionados pelas DNE e CM, os quais são referentes à metodologia de pesquisa e trabalho de conclusão de curso. Em suma, destaca-se a necessidade de revisão e possível inclusão de conteúdos relativos à pesquisa em Contabilidade nos conhecimentos propostos pelas DNE, de modo que as DNE norteiem a formação não somente profissional do estudante, como também estimule as atividades de pesquisa científica em Contabilidade.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this study is to analyze how cohesive are the accounting’s contents proposed by the World Curriculum (CM) such the National Guidelines for Education (DNE) for the course in Accounting, as for the curricular matrices of accounting’s graduation courses in public universities from Rio Grande do Sul (RS). It is a quantitative and descriptive study conducted through a documentary research. The sample of this research are the official curriculum analysis objects, the CM, the DNE and the curricular matrices of accounting’s graduation courses in public universities from RS that teach this course, namely: FURG, UFRGS and UFSM. The results show that the bunch of contents referring to the CM’s Information Technology has a lower level of adherence to the curricular matrices of public universities, whereas the bunch referring to the Accounting’s Basic Knowledge has the highest level of similarity in all the universities analyzed. It was noted that the overall average of adherence of knowledge required by the DNE to the content proposed by the CM is 70.83%, and that in all the matrices analyzed there are contents not mentioned by the DNE and CM, which are related to the research methodology and course’s work conclusion. In short, stands out the need to review and maybe include contents related to Accounting’s research into the knowledge proposed by DNE, so that the DNE not only guide the student’s professional formation, but also stimulate the scientific research activities in Accounting.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectWorld Curriculumen
dc.subjectContabilidade : Ensinopt_BR
dc.subjectAcounting eduationen
dc.subjectInstituições de ensino superiorpt_BR
dc.subjectNational Guidelines for Educationen
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.titleAnálise comparativa entre o currículo mundial, as diretrizes nacionais da educação e os currículos de graduação em Ciências Contábeis das instituições de ensino superior públicas do estado do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.title.alternativeComparative analysis between the world curriculum, national guidelines for education and curricular matrices of accounting’s graduation courses in public universities from Rio Grande do Sul en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001044793pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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