Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchlatter, Margaretept_BR
dc.contributor.authorSilva, Cláudia Helena Dutra dapt_BR
dc.date.accessioned2009-08-15T04:17:16Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/16864pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é apresentar e analisar duas unidades de material didático desenvolvidas durante meu estágio de língua inglesa em uma escola estadual de ensino fundamental de Porto Alegre, com o intuito de refletir sobre o ensino de língua estrangeira centrado em práticas de letramento. Considerando as dificuldades encontradas por muitos professores em ensinar língua estrangeira em escolas públicas, apresento neste trabalho uma proposta de ensino diferente da proposta tradicional, que é baseada no ensino descontextualizado de vocabulário e regras gramaticais. A proposta que apresento baseia-se no ensino de língua inglesa como educação lingüística, isto é, na leitura e escrita como práticas sociais, na reflexão sobre a língua e sobre o uso da língua em diferentes contextos sociais. Com base em referenciais teóricos sobre práticas de letramento e em uma proposta de ensino fundada nessas práticas, este trabalho entende o papel do professor como o de um educador que reflete sobre sua prática e que, a partir de suas escolhas metodológicas, posiciona-se politicamente em relação ao papel da escola e do ensino de língua estrangeira na formação de cidadãos.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this paper is to analyze two teaching units developed during my English Language Teaching Practice in a public elementary school in Porto Alegre, with the intention of reflecting on literacy practices as the main aim of foreign language teaching in public schools. Taking into consideration the difficulty many teachers face when teaching English in public schools, I propose a different alternative to the traditional method (based on the decontextualized teaching of vocabulary and grammar rules). The alternative presented here is aimed at linguistic education, that is, at creating opportunities for the students' development of reading and writing practices, at reflecting on language and on the use of language in different social contexts. Based on the concept of literacy practices and on pedagogical materials founded on these practices, this paper views the school teacher as an educator, who thinks over his/her practice and makes methodological choices that are coherent with a political stand that considers foreign language education the main agenda of public schools and a means to construct fully participant citizenry.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectLíngua estrangeirapt_BR
dc.subjectEnglish as a foreign languageen
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectPublic Schoolen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.titleUma proposta de letramento para o ensino de língua estrangeira na escola públicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000653740pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples