Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSartori, Alice Stephanie Tapiapt_BR
dc.contributor.authorDuarte, Cláudia Glavampt_BR
dc.date.accessioned2017-08-30T02:34:25Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn2237-1648pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/165929pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo discutir a infância produzida em meio às práticas pedagógicas nas aulas de matemática, especificamente aquelas ligadas ao consumo. Inicialmente apresentamos elementos de um estudo teórico sobre a infância que nos permite compreendê-la como uma construção, contrapondo discursos que a colocam em um lugar naturalizado e essencializado. Em um segundo momento, discorremos brevemente sobre aspectos da sociedade de consumidores em suas interfaces com a infância. A partir deste referencial teórico e de ferramentas advindas da análise do discurso na perspectiva foucaultiana, analisamos alguns exemplares da Revista Nova Escola, publicados entre os anos de 1986 e 2016. A partir de atividades que sugerem situações de compra e venda, análise de lucros ou prejuízos, comparações de preços, dentre outras, sugerimos que o ensino de matemática também contribui, mesmo que de forma sutil, para fabricação da criança enquanto futuro consumidor. Conforme identificamos nas revistas, o enunciado que afirma que “a matemática ajuda a formar o futuro sujeito consumidor” está entrelaçado a outros dois: “é importante trabalhar com a realidade dos alunos” e “é necessário formar um aluno crítico”, tão caros ao discurso da Educação Matemática. Portanto, este estudo pretende contribuir para as discussões no âmbito da formação de professores relacionadas à infância e a constituição de sujeitos por meio de práticas pedagógicas.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to discuss the childhood produced in pedagogical practices in math classes, specifically those related to consumption. Initially we present elements of a theoretical study about childhood that allows us to understand it’s as a construction, contrasting with discourses that place it in a naturalized and essentialized place. In a second moment, we briefly discuss aspects of the consumers’ society in their interfaces with childhood. From this theoretical reference and tools derived from the analysis of the discourse in the Foucauldian perspective, we have analyzed some editions of Revista Nova Escola, published between the years 1986 and 2016. From activities that suggest situations of buying and selling, profit analysis, or Price comparisons, among others, we suggest that the teaching of mathematics also contributes to the child's production as a future consumer. As we have identified in the journals, the statement that "Mathematics helps to form the future consumer subject" is interwoven with two others: "it is important to consider the students' reality" and "it is necessary to form a critical student", all of them so important to the Mathematics Education discourse. Therefore, this study intends to contribute to the discussions in the scope of teacher education related to childhood and the constitution of subjects through pedagogical practices.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Educação, Cultura e Sociedade [recurso eletrônico]. Sinop, MT : UNEMAT, 2017. Vol. 7, n. 2 (jul./dez. 2017), p. 632-646pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectChildhooden
dc.subjectSociedade de consumopt_BR
dc.subjectConsumer societyen
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectMathematics educationen
dc.titleUma infância produzida na sociedade de consumidores : práticas da educação Matemáticapt_BR
dc.title.alternativeThe childhood produced in the consumers’ society: practices of mathematics educationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001045940pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples