O sertão em voz alta
Fecha
2017Autor
Otro título
The Devil to pay in the backlands out loud
Materia
Resumo
O presente texto expõe os resultados de uma experiência de leitura em voz alta do clássico romance roseano Grande sertão: veredas. A leitura em grupo da referida obra deu origem à reflexão que ora será apresentada em três tempos: o texto, a voz e a escuta. Parte-se do destaque dado às marcas de oralidade evidenciadas no texto, aborda-se a singularidade do atravessamento de diferentes vozes na leitura do romance e discute-se o papel da escuta como constitutivo da alteridade e dos sentidos. No pe ...
O presente texto expõe os resultados de uma experiência de leitura em voz alta do clássico romance roseano Grande sertão: veredas. A leitura em grupo da referida obra deu origem à reflexão que ora será apresentada em três tempos: o texto, a voz e a escuta. Parte-se do destaque dado às marcas de oralidade evidenciadas no texto, aborda-se a singularidade do atravessamento de diferentes vozes na leitura do romance e discute-se o papel da escuta como constitutivo da alteridade e dos sentidos. No percurso do trabalho, o aspecto fônico da língua será destacado a partir de uma abordagem que busca interpretar as relações entre som e sentido no diálogo entre o campo da linguística e o da literatura. ...
Abstract
This text presents the results of a reading aloud experience of the classic novel of Guimarães Rosa, The Devil to Pay in the Backlands. The group reading of this work gave rise to the reflection that will now be presented in three parts: text, voice and listening. It begins with the emphasis given to the markers of orality evidenced in the text, then it approaches the crossing of the passage of different voices in the reading of the novel and discusses the role of listening as the basis of othe ...
This text presents the results of a reading aloud experience of the classic novel of Guimarães Rosa, The Devil to Pay in the Backlands. The group reading of this work gave rise to the reflection that will now be presented in three parts: text, voice and listening. It begins with the emphasis given to the markers of orality evidenced in the text, then it approaches the crossing of the passage of different voices in the reading of the novel and discusses the role of listening as the basis of otherness and of the senses. In the course of the work, the phonic aspect of language will be highlighted from an approach that seeks to interpret the relationship between sound and meaning in the dialogue between the field of linguistics and that of literature. ...
En
Revista signo. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 42, n. 74 (maio/ago. 2017), p. [76]-83
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