O que ainda move os alunos para o espaço escolar?
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho é parte integrante da formação no curso de Licenciatura em Geografia. Traz reflexões acerca da caminhada acadêmica. Dá destaque para os estágios e o problema que gerou a pesquisa aqui descrita. Que foi o pequeno número de alunos em sala de aula, nas escolas em que foram realizados os estágios. Gerado principalmente pelo abandono escolar. Esta pesquisa ao invés de procurar saber o que levou esses alunos a abandonar a escola. Que provavelmente traria conclusões incertas. Tenta ...
O presente trabalho é parte integrante da formação no curso de Licenciatura em Geografia. Traz reflexões acerca da caminhada acadêmica. Dá destaque para os estágios e o problema que gerou a pesquisa aqui descrita. Que foi o pequeno número de alunos em sala de aula, nas escolas em que foram realizados os estágios. Gerado principalmente pelo abandono escolar. Esta pesquisa ao invés de procurar saber o que levou esses alunos a abandonar a escola. Que provavelmente traria conclusões incertas. Tenta descobrir o que ainda move os jovens para o espaço escolar? Aquele identificado como desinteressante, com poucos recursos didáticos, com ensino atrofiado, com professores desmotivados, um ambiente, sem dúvida, não prazeroso. A partir daí, foi desenvolvido um questionário, que foi aplicado na escola Estadual de Ensino Médio Antônio Gomes Corrêa, no município de Gravataí RS, nas turmas de 1º ano do Ensino Médio. A partir das respostas obtidas, chegou-se às seguintes conclusões: 1º Todos os alunos pesquisados acham a escola importante, seja como preparação para o futuro como um lugar de socialização e aprendizado. 2º O que os alunos não gostam na escola é principalmente sua estrutura física que pode significar a falta de investimentos no poder público em educação e depois os regramentos da instituição. 3º que a maioria dos alunos gosta das aulas de Geografia, mas a relacionam com quase todos os temas existentes. O que é bom por um lado, pois possibilita grande margem de manobra, mas ruim, pois fica difícil delimitar o que é realmente Geografia. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Geografia: Bacharelado.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License