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dc.contributor.advisorRaggio Quintas, Juan Pablopt_BR
dc.contributor.authorBuratti, Marcelo Rotavapt_BR
dc.date.accessioned2017-08-11T02:37:25Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/165128pt_BR
dc.description.abstractgrandes centros urbanos. O fato de não poder ser vista e não se conservar no meio ambiente, faz com que as pessoas acabem se acostumando a conviver com esse desconforto. Dentre as fontes de emissão de ruído está a atividade aeroportuária, caracterizada por apresentar elevados índices acústicos em determinadas situações. Nesse contexto, um estudo foi feito dentro da área de desembarque e na pista de operações do Aeroporto Salgado Filho, para examinar os níveis de pressão sonora que os passageiros estão sujeitos, e a que dose de ruído que os operadores de pista estão expostos. Com os dados relevantes das medições em campo, foi realizada uma análise comparativa com as normas NBR 12314 e NR-15, com o intuito de verificar se os valores calculados estavam dentro da faixa de aceitação. Para a sala de desembarque foram avaliados os níveis de pressão sonora, tendo os resultados mostrado que os passageiros estão expostos a ruídos acima do estipulado de 56 dB(A) a 63 dB(A). O melhor caso obteve 80% do tempo níveis de pressão sonora na faixa permitida e o pior caso não apresentou valores aceitáveis em nenhum instante. Foi comprovado que o ruído proveniente da movimentação de aviões no pátio é a fonte principal de poluição sonora para a sala de desembarque. Os valores de dose de ruído mostraram que durante uma jornada de trabalho de 8 horas um fiscal de pista está sujeito a 78% da dose diária de ruído, valor aceitável, mas que não dispensa o uso de proteção individual ao ruído.pt_BR
dc.description.abstractNoise pollution is an issue incorporated into the everyday lives of citizens living in large urban centers. The fact that it cannot be seen and not conserved in the environment led to people get used to live with this discomfort, there is the airport activity, characterized by high noise levels in certain situations. In this context, a study was done inside the arrival room and the runway of the Salgado Filho Airport, to examine the sound pressure levels that passengers are subjected to, and the amount of noise that lane operators are exposed. With the relevant data of the field measurements, a comparative analysis was carried out with the standards NBR 12314 and NR-15, in order to verify if the calculated values were within the range of acceptance. The sound pressure levels were evaluated for the landing room which showed that passengers are exposed to noise above the stipulated from 56dB (A) to 63dB (A). The best case obtained got 80% of the time sound pressure levels in the allowed range and the worst case did not present acceptable values in any time. It has been proven that noise from the movement of airplanes in the runway is the main source of noise pollution for the arrival room. The noise dose values showed that during a workday of 8 hours a runway operator is subject to 78% of the daily dose of noise. The results were acceptable, however they did not dismiss the use of individual noise protection.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAeronautical noiseen
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectNR-15en
dc.subjectNBR 12314en
dc.subjectAirporten
dc.subjectNoise doseen
dc.titleAnálise do conforto acústico na área de desembarque do Aeroporto Salgado Filho e avaliação da dose de ruído que um fiscal de pista está sujeitopt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of acoustic comfort in the arrival room and evaluation of the noise dose that a runway operator is subject at Salgado Filho Airport en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001044598pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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