Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMaraschin, Clecipt_BR
dc.contributor.authorRocha, Marisa Lopes dapt_BR
dc.contributor.authorKastrup, Virginiapt_BR
dc.date.accessioned2017-08-09T02:37:12Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn2238-152Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/165002pt_BR
dc.description.abstractThis article discusses the use of intervention-research as a qualitative method that aims to explore how knowledge production can be affected and transformed by an intervention. We describe and examine four levels of reflexive feedback within an intervention experience us-ing information and communication technology (ICT) workshops in a mental health clinic for children and adolescents in Porto Alegre/Brazil. It is argued that an intervention can generate a rich reflexive experience which can challenge the research group’s misconceptions, the participants’ reflexive notions, institutional common sense and the research directions. It can be said that the methodology also enables the exploration of new capacities and emotions not only by children and teenagers, but by everyone involved.en
dc.description.abstractO presente artigo discute o uso da pesquisa-intervenção como um método qualitativo que tem por objetido explorar como a produção de conhecimento pode ser afetada e transformada pela intervenção. Em particular, descreve e analisa quatro níveis de retroalimentação reflexiva em uma experiência de intervenção utilizando oficinas de tecnologias de informação e comunicação (TIC) em um serviço de saúde mental para crianças e jovens de Porto Alegre/Brasil. Argumenta que a pesquisa-intervenção pode oferecer uma importante experiência reflexiva que questiona as concepções da equipe de pesquisa, as noções dos participantes e o senso-comum institucional e todos esses fatores podem deslocar as direções da pesquisa. A metodologia também permite a exploração de novas capacidades e emoções, não somente para crianças e jovens, mas para todos os envolvidos no processo.pt_BR
dc.description.abstractEste artículo trata acerca del uso de la investigación-intervención como un método cualitativo que tiene como objetivo explorar cómo la producción de conocimiento puede ser afectada y transformada por la intervención. En particular, se describen y examinan cuatro niveles de retroalimentación reflexiva en una experiencia de intervención utilizando talleres de tecno-logías de información y comunicación (TIC) en un servicio de salud mental para niños y jóvenes de Porto Alegre/Brasil. Se argumenta que la investigación-intervención puede ofrecer una importante experiencia reflexiva que cuestiona las propias concepciones del equipo de investigación, las nociones de los participantes, el sentido común institucional y (todo esto) puede hacer cambiar las direcciones de la investigación. Se puede decir que la metodología también permite la exploración de nuevas capacidades y emociones, no sólo para los niños o los jóvenes, sino para todos los involucrados en el proceso.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Polis e Psique. Porto Alegre, RS. Vol. 5, n. 3 (2015), p. 94-118.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIntervention-Researchen
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectPesquisa-intervençãopt_BR
dc.subjectQualitative Research Methodsen
dc.subjectICT Workshopsen
dc.subjectOficina criativapt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectMental Careen
dc.subjectPesquisa-Intervenciónes
dc.subjectMetodología Cualitativa de Investigaciónes
dc.subjectTalleres con TICes
dc.subjectSalud Mentales
dc.titleICT intervention-research in a mental health clinic in Brazilpt_BR
dc.title.alternativePesquisa-intervenção com TIC em um serviço de saúde mental no Brasil pt_BR
dc.title.alternativePesquisa-intervención com TIC en un servicio de salud mental en Brasil es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001026912pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples