Competência cognitiva e resolução de problemas com equações algébricas do 1° grau
dc.contributor.author | Sperafico, Yasmini Lais Spindler | pt_BR |
dc.contributor.author | Dorneles, Beatriz Vargas | pt_BR |
dc.contributor.author | Golbert, Clarissa Seligman | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-08-09T02:34:14Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0103-636X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/164930 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa investigou a relação entre a competência cognitiva e o desempenho na resolução de problemas com equações algébricas do 1º grau. 38 indivíduos, de 12 a 15 anos, do 8º ano de uma escola pública de Porto Alegre, foram agrupados em dois grupos, alto e baixo nível de competência cognitiva, utilizando-se o WASI. Estes estudantes realizaram a Tarefa de Resolução de Problemas com Equações Algébricas do 1º Grau (TRPEA) para verificarmos a existência de relação entre a competência cognitiva e a resolução de problemas, bem como as diferenças de desempenho entre os grupos. Encontrou-se correlação significativa (p<0,001) entre o WASI e a TRPEA e diferença significativa (p<0,001) entre os dois grupos quanto ao desempenho na TRPEA. Os resultados obtidos confirmam achados anteriores, evidenciando a relação entre a competência cognitiva e o desempenho na resolução de problemas com equações algébricas do 1º grau. Implicações para o ensino escolar são discutidas. | pt_BR |
dc.description.abstract | This investigation explored the relationship between cognitive competence and performance in solving problems with 1st degree algebraic equations. Thirty-eight students, aged 12 to 15, attending the 8th year of primary education in a public school in Porto Alegre, were divided into two groups, according to high or low cognitive competence level, using WASI - Whimbey Analytical Skills Inventory. These students accomplished the Problem Solving 1st Degree Algebraic Equations Task (PSAET) sothe authors could inquire about the existence of connection between cognitive competence and problem solving, as well as to check differences in group performances. The results obtained were: significant correlation (p<0,001) between WASI and PSAET and significant difference (p<0,001) between two groups in reference to the performance in PSAET. Such results confirm previous findings, emphasizing the relationship between cognitive competence and performance in 1st degree algebraic equations problem solving. School education implications are discussed. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Bolema. Rio Claro, SP. Vol. 29, n. 51 (abr. 2015), p. 333-348 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Cognitive Competence | en |
dc.subject | Competência | pt_BR |
dc.subject | Problem Solving | en |
dc.subject | Cognição | pt_BR |
dc.subject | 1st Degree Algebraic Equations | en |
dc.title | Competência cognitiva e resolução de problemas com equações algébricas do 1° grau | pt_BR |
dc.title.alternative | Cognitive Competence and Problem-Solving Involving 1st Degree Algebraic Equations | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001026722 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39552)Ciências Humanas (6795)