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dc.contributor.authorStorck, Alfredo Carlospt_BR
dc.date.accessioned2017-08-05T02:45:07Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn1414-2236pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/164878pt_BR
dc.description.abstractEm uma famosa passagem de suas Institutas, o jurista romano Gaio dividiu o direito privado em duas partes: o direito civil e o direito dos povos. O primeiro é o direito criado pelo povo romano enquanto o segundo é o di-reito seguido por todas as nações. A despeito de sua origem clássica, os especialistas discordam acerca do modo de interpretar essa tese. No início do século XX, historiadores como Michel Villey viram na distinção sinais da in-fluência da filosofia grega (estoica e mesmo aristotélica) entre os juristas romanos. Posteriormente Levy e mais recentemente Kelly contestaram essa afirmação e defenderam que filósofos e juristas possuíam, no período clássi-co, noções de natureza e direito natural completamente distintas. O objetivo desse artigo não está em provar a exata influência da filosofia grega entre os juristas, mas apenas em sugerir que não é possível fornecer uma interpreta-ção dos textos clássicos sem atribuir a eles uma concepção teórica do direito natural.pt_BR
dc.description.abstractIn a very famous passage of his Institutes, the ancient jurist Gaius had divided the Roman Private Law in two parts: the Civil Law and the Law of People. The former is the Law created by the Roman people, whereas the latter is the Law followed by every nation. Despite its classical origin, there is some disagreement among specialists about the right way to interpret this distinction. By the beginning of the 20th century, historians like Michel Vil-ley had seen in this distinction the influence of Greek philosophy (Stoic but even Aristotelian) among the Roman jurists. But Levy and more recently Kelly have challenged this view and proposed that, in the roman period, phi-losophers and jurists had completely distinct notions of nature and natural law. The aim of this paper is not to prove the exact influence of Greek phi-losophy among jurists, but only to suggest that it is not possible to give an interpretation of the classical texts without ascribing to them a theoretical notion of the natural law.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofFilósofos : revista de filosofia. Goiânia, GO. Vol. 16, n. 1 (jan./jun. 2011), p. 13-33pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGaio, séc. 2pt_BR
dc.subjectRoman lawen
dc.subjectNatural lawen
dc.subjectDireito romanopt_BR
dc.subjectGaiusen
dc.subjectDireito naturalpt_BR
dc.subjectNatureen
dc.titleNatureza e direito nas Institutas de Gaiopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000872739pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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