Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSantos, Luís Roberto dospt_BR
dc.contributor.authorGoellner, Silvana Vilodrept_BR
dc.date.accessioned2017-08-04T02:38:37Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn0103-3948pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/164841pt_BR
dc.description.abstractFundamentado nos estudos culturais este texto analisa os preceitos da Pedagogia Adventista para a educação do corpo, mais especificamente, aquilo que produz e reproduz sobre as práticas corporais e esportivas. Para tanto elege, como corpus de análise as doze edições da revista Sinos publicadas entre 1968 e 2008 pelo Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (Taquara, RS). Da análise do material empírico, foi possível identificar a valorização do corpo saudável, útil e recreado, cuja produção se dá pelo incentivo à prática de algumas atividades, sobretudo esportivas e pelo repúdio a outras como as lutas e as danças. Tais representações colocam em circulação a proposta pedagógica propagada pelo adventismo e sua doutrina ao enfatizarem que as ações e cuidados dispensados para o desenvolvimento do físico, intentam o desenvolvimento do intelecto assim como um melhor relacionamento com Deus.pt_BR
dc.description.abstractBased on cultural studies this paper analyzes the assumptions of Adventist Pedagogy for body education, more specifically what it produces and reproduces regarding body and sport practices. The corpus of analysis consisted of 12 issues of Sinos magazine published from 1968 to 2008 by Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (Taquara, RS). From the analysis of the empirical material, it was possible to identify the valorization of a healthy, useful and recreated body, whose production occurs through both the stimulus to the practice of some activities, particularly sports, and the rejection of others such as fights and dances. Such representations put into circulation the pedagogical proposal spread by Adventism and its doctrine by emphasizing that both actions and care to develop the body aim at developing the intellect as well as a better relationship with God.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista da educação física / UEM. Maringá. Vol. 25, n. 3 (2014), p. 167-179pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectBodyen
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectCorporeidadept_BR
dc.titleAs práticas corporais e a educação do corpo em uma instituição confessional de ensinopt_BR
dc.title.alternativeBody practices and body education in a confessional educational institution en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001016398pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples