Histórias que Protegem
dc.contributor.author | Poletto, Michele | |
dc.contributor.author | Souza, Ana Paula Lazzaretti de | |
dc.contributor.author | Koller, Silvia Helena | |
dc.contributor.other | Rosa, Luciana Barros da | |
dc.contributor.other | Zambon, Sandra | |
dc.contributor.other | Donni, Karine | |
dc.contributor.other | Fleck, Gian F. | |
dc.contributor.other | Silveira, Thomas | |
dc.contributor.other | Portz, Clarissa | |
dc.contributor.other | Ignácio, Luciana | |
dc.contributor.other | Fonseca, Hivana Raelcia Rosa da | |
dc.contributor.other | Marques, Maurício Pinto | |
dc.contributor.other | Feijó, Luan Paris | |
dc.contributor.other | Araujo, Rodrigo de Vargas | |
dc.contributor.other | Dolejal, Bruna Athanazio | |
dc.contributor.other | Milani, Fabiano | |
dc.contributor.other | Estrada, Evelim | |
dc.date.accessioned | 2017-07-28T17:35:30Z | |
dc.date.available | 2017-07-28T17:35:30Z | |
dc.date.issued | 2016-12-09 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/164494 | |
dc.description.abstract | Cartilha em formato de site que objetiva trabalhar com crianças de oito a onze anos sobre situações de violência e violação dos direitos de crianças e adolescentes | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/zip | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.relation.uri | https://lume-re-demonstracao.ufrgs.br/historias-que-protegem/index.html | pt_BR |
dc.rights | Restricted Access (by-nc-nd) | pt_BR |
dc.subject | Prevenção à violência | pt_BR |
dc.subject | Direitos da criança | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.title | Histórias que Protegem | pt_BR |
dc.title.alternative | Cartilha Histórias que Protegem | pt_BR |
dc.type | Recurso educacional | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências humanas | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Educação Infantil | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Ensino Fundamental Inicial | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Educação Profissional | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Educação Superior - Graduação | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Educação Superior - Pós-Graduação | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Treinamento ou Capacitação | pt_BR |
dc.description.installationRemarks | Para editar os arquivos é necessário um editor de textos simples, como o Bloco de Notas, ou editor específico para edição de códigos, como o gratuito Notepad++. Não use editores como Word, pois acrescentam formatação de texto ao código. Para visualizar o projeto, apenas abra uma nova janela do navegador e arraste o arquivo principal para esta janela. Este arquivo principal chama-se "index" e pode ter uma das seguintes extensões: html, htm. Este material foi feito com HTML 4 e CSS 2. Ressaltamos que o caso do versionamento do código, no caso das versões das linguagens chamadas "client-side", como HTML, CSS e JavaScript, já que há uma dependência do ambiente instalado no computador de terceiros. A compatibilidade do código que você está baixando depende totalmente dos navegadores que este usuário tem instalada na máquina dele, e infelizmente você não tem controle sobre isso. Em relação a este assunto, tudo o que podemos assegurar a você que fez o download deste código é que ele foi testado e estava adequado à tecnologia da época em que foi produzido. As imagens podem ser editadas em qualquer editor de imagens, como por o exemplo o Gimp, que é gratuito. Para disponibilizar o projeto na internet é preciso ter acesso a um servidor web. A transferência dos arquivos pode ser feita com o software gratuito FileZilla. | pt_BR |
dc.description.learningType | Site | pt_BR |
dc.description.usage | A cartilha “Histórias que Protegem” é um caderno didático para crianças. Tem como objetivo conscientizar as crianças sobre os tipos de violência e violação dos seus direitos. Exploração: A cartilha foi elaborada para ser de fácil aplicabilidade, mas é importante que você a leia e conheça suas histórias antes de contá-las aos educandos e crianças com quem trabalhará. Público-alvo: Crianças de 8 a 11 anos. Planejamento da aplicação: A cartilha inicia com 04 capítulos de apresentação onde irá instruir as crianças sobre o que é violência e violação dos direitos, após segue com 10 histórias e atividades. Portanto, você pode dividir a aplicação da cartilha em aproximadamente 14 momentos na sua aula ou organizar a atividade de forma isolada. Não há um número mínimo ou máximo, no entanto considera-se necessário vários encontros para um bom trabalho com o material. O importante é que você realize um planejamento de uso da cartilha antes de aplicá-la, para que consiga manter a periodicidade e a sequencia, assim as crianças poderão ter maior aproveitamento da cartilha. Para apresentação e orientação sobre a utilização da cartilha para as crianças sugere-se a utilização de linguagem acessível e lúdica. O professor pode ler as histórias ou optar por deixar as crianças lerem, ou até mesmo fazer um teatro usando como texto base as histórias. Deve-se auxiliar nas dúvidas e incentivar nos momentos em grupo, a troca de experiências entre elas. Se a cartilha for trabalhada em grupo, o ideal é que seja um número ao qual você já esteja acostumado a atender. Ainda assim, o educador pode convidar um colega para lhe auxiliar com a aplicação para que possam dar mais atenção às crianças com as atividades propostas. Outra ideia seria dividir a turma para realizar a aplicação em grupos menores, visando melhor atendê-los e promover uma discussão mais produtiva, com atenção às falas dos educandos. | pt_BR |
dc.type.interactivityLevel | Alto | pt_BR |
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