Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCosta, Sady Selaimen dapt_BR
dc.date.accessioned2017-07-27T02:31:54Zpt_BR
dc.date.issued1999pt_BR
dc.identifier.issn0101-5575pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/164441pt_BR
dc.description.abstractA comunicação oral distingue o ser humano de todos os outros seres viventes e é obtida por meio de uma corrente de aquisições, cujo elo mais importante é a audição. Já a linguagem exige, para seu pleno desenvolvimento, as funções auditiva e fonatória, ou, em outra palavras, os dois pólos de ligação entre os sujeitos da comunicação oral configurando o chamado circuito eletro-acústico da comunicação humana. A interrupção desse circuito determinará transtornos de naturezas diversas, cujas conseqüências, entretanto, se assemelham: os distúrbios da comunicação . Dentre todos os distúrbios da comunicação, a surdez é o de maior prevalência, uma vez que 60% destes distúrbios (sejam eles maiores ou menores) relacionam-se direta ou indiretamente com problemas auditivos. A surdez pode ser definida como a perda ou diminuição considerável do sentido da audição. Sem a audição o homem se vê privado de perceber os sons da vida, adquirir espontaneamente a linguagem e desenvolver o pensamento abstrato.pt_BR
dc.description.abstractOral communication differentiates human beings from all other living creatures and is obtained through where hearing is the most important link. In turn, in order to consistently develop language, adequate hearing and phonation are essential – in other words, the two poles connecting the subject of oral communication, and configuring what we call the electro-acoustic circuit of oral communication. The interruption of this circuit determines an array of disorders among which deafness is the most prevalent, since around 60% of there disorders are directly or indirectly related impairment. Deafness is defined as the total absence or significant impairment of the hearing function. Without hearing human beings are unable to enjoy the sounds of life, to spontaneously acquire language, and to develop abstract thoughs.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista HCPA. Porto Alegre. vol. 19, n. 2 (ago. 1999), p. 147-166pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFalapt_BR
dc.subjectDeafnessen
dc.subjectAudiçãopt_BR
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectLanguageen
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectSpeechen
dc.subjectHearingen
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleAudição, comunicação e linguagem : um convite à reflexãopt_BR
dc.title.alternativeHearing, communication and language : some thoughtsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000997022pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples