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Audição, comunicação e linguagem : um convite à reflexão
dc.contributor.author | Costa, Sady Selaimen da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-07-27T02:31:54Z | pt_BR |
dc.date.issued | 1999 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0101-5575 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/164441 | pt_BR |
dc.description.abstract | A comunicação oral distingue o ser humano de todos os outros seres viventes e é obtida por meio de uma corrente de aquisições, cujo elo mais importante é a audição. Já a linguagem exige, para seu pleno desenvolvimento, as funções auditiva e fonatória, ou, em outra palavras, os dois pólos de ligação entre os sujeitos da comunicação oral configurando o chamado circuito eletro-acústico da comunicação humana. A interrupção desse circuito determinará transtornos de naturezas diversas, cujas conseqüências, entretanto, se assemelham: os distúrbios da comunicação . Dentre todos os distúrbios da comunicação, a surdez é o de maior prevalência, uma vez que 60% destes distúrbios (sejam eles maiores ou menores) relacionam-se direta ou indiretamente com problemas auditivos. A surdez pode ser definida como a perda ou diminuição considerável do sentido da audição. Sem a audição o homem se vê privado de perceber os sons da vida, adquirir espontaneamente a linguagem e desenvolver o pensamento abstrato. | pt_BR |
dc.description.abstract | Oral communication differentiates human beings from all other living creatures and is obtained through where hearing is the most important link. In turn, in order to consistently develop language, adequate hearing and phonation are essential – in other words, the two poles connecting the subject of oral communication, and configuring what we call the electro-acoustic circuit of oral communication. The interruption of this circuit determines an array of disorders among which deafness is the most prevalent, since around 60% of there disorders are directly or indirectly related impairment. Deafness is defined as the total absence or significant impairment of the hearing function. Without hearing human beings are unable to enjoy the sounds of life, to spontaneously acquire language, and to develop abstract thoughs. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista HCPA. Porto Alegre. Vol. 19, n. 2 (ago. 1999), p. 147-166 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Fala | pt_BR |
dc.subject | Deafness | en |
dc.subject | Audição | pt_BR |
dc.subject | Communication | en |
dc.subject | Language | en |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.subject | Estudos de linguagem | pt_BR |
dc.subject | Speech | en |
dc.subject | Hearing | en |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.title | Audição, comunicação e linguagem : um convite à reflexão | pt_BR |
dc.title.alternative | Hearing, communication and language : some thoughts | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000997022 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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