Retenção e evasão no ensino superior público : estudo de caso em um curso noturno de odontologia
dc.contributor.author | Lamers, Juliana Maciel de Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Bettina Steren dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T02:36:27Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-4698 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/164403 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo analisa a situação acadêmica e o significado das experiências de retenção e evasão na perspectiva de estudantes e professores do curso noturno de Odontologia, criado a partir do REUNI, em uma universidade federal no Sul do Brasil. Trata-se de estudo de caso, predominantemente qualitativo, realizado pela análise documental da situação acadêmica de estudantes (2010-2014) e por entrevistas semiestruturadas com estudantes e professores (n=24). Dos 121 estudantes, 49 estavam em situação de retenção, especialmente por reprovação, e 24 evadiram do curso. A partir da análise das entrevistas, emergiram cinco categorias de significado de retenção e evasão: chegada e adaptação à universidade, conciliação trabalho-estudo, vivências em sala de aula, avaliação da aprendizagem e papel da instituição de ensino na permanência dos estudantes. Ações que contemplem as percepções de gestores, professores e estudantes devem ser consideradas para promover o sucesso acadêmico e a permanência dos estudantes no curso até sua conclusão. | pt |
dc.description.abstract | This paper analyzes the academic situation and the meaning of retention/dropout experiences from a student/professor perspective at a Dentistry-evening course created by REUNI at a Federal University in South of Brazil. This case study is qualitative in essence and was performed based on documental analysis of academic status of students between 2010 to 2014 and by structured interviews with students and teachers (n=24). The survey has involved 121 students and has indicated 49 students were on retention and 24 dropped out the course. Five categories have emerged from interviews: the arrival and adaptation to higher education; the imbalance between job vs school; the experiences of students at classroom; evaluation of the learning process; and the role of the Institution in the permanence of students in the Dentistry-evening course. Actions including the opinion of managers, of teachers and students are essential in order to achieve the academic success and the maintenance of students until the accomplishment of the course. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação em revista (Belo Horizonte). Vol. 33 (2017), p. e154730, 1-26 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Higher education | en |
dc.subject | Educação em odontologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Dental educatinos | en |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Student dropout | en |
dc.subject | Odontologia | pt_BR |
dc.subject | Public policies | en |
dc.title | Retenção e evasão no ensino superior público : estudo de caso em um curso noturno de odontologia | pt_BR |
dc.title.alternative | Retention and dropout on public higher education : a case report of a dentistry-evening cours | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001018843 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (41542)Ciências da Saúde (11180)