Nome aos bois : como e por que um bom título : comentários a partir da análise de conteúdo e entrevistas sobre os títulos das publicações da Editora Livros do Mal, 2001-2003
Visualizar/abrir
Data
2005Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Na literatura, um dos primeiros contatos entre emissor e receptor é o título do livro. Através do canal-livro, o emissor-autor envia suas mensagens-texto literárias ao receptor-leitor. Para entender melhor de que forma e com quais objetivos é definido um bom título, propõe-se esta pesquisa. Para isso, foram analisados os livros publicados pela Editora Livros do Mal, de Porto Alegre, no período de 2001 a 2003, e todos os autores foram entrevistados. A soma dessas informações resultou na classifi ...
Na literatura, um dos primeiros contatos entre emissor e receptor é o título do livro. Através do canal-livro, o emissor-autor envia suas mensagens-texto literárias ao receptor-leitor. Para entender melhor de que forma e com quais objetivos é definido um bom título, propõe-se esta pesquisa. Para isso, foram analisados os livros publicados pela Editora Livros do Mal, de Porto Alegre, no período de 2001 a 2003, e todos os autores foram entrevistados. A soma dessas informações resultou na classificação dos títulos dos livros de acordo com seu objetivo principal, sua função maior. A carência de estudos sobre o assunto fez com que diversos conceitos fossem buscados em outras áreas além da literatura: comunicação social, semiótica, lingüística, entre outras, adaptando certos raciocínios e análises ao processo de escolha dos títulos de livros. Umberto Eco, com seus conceitos sobre literatura, foi bastante considerado, além de outros casos rápidos de análise de títulos. Quem escolhe, como e por que, as conseqüências de modificações sutis, como instigar a curiosidade dos leitores até o ponto desses convencerem-se de ler os livros, foram alguns dos aspectos analisados para concluir, principalmente, que é um assunto que interessa não apenas a pensadores da literatura ou da comunicação social, e, por isso, merece ser melhor analisado. ...
Résumé
A la littérature, un de les premieres contacts entre l'émissaire et le recepteur c'est le title de le livre. À travers de le canal-livre, l'émissaire-auteur envoyé ses messagestextes litteraires a le recepteur-lecteur. Ça recherche est proposé pour meilleur comprendre la forme e les objectifs dans la definition d'un bon title. Pour ça, sont analisée les livres publies vers la maison d'édicion Livros do Mal, de Porto Alegre, pendant le période de 2001 a 2003, et ses auteurs sont entrevistée. La ...
A la littérature, un de les premieres contacts entre l'émissaire et le recepteur c'est le title de le livre. À travers de le canal-livre, l'émissaire-auteur envoyé ses messagestextes litteraires a le recepteur-lecteur. Ça recherche est proposé pour meilleur comprendre la forme e les objectifs dans la definition d'un bon title. Pour ça, sont analisée les livres publies vers la maison d'édicion Livros do Mal, de Porto Alegre, pendant le période de 2001 a 2003, et ses auteurs sont entrevistée. La reunión de cette informacions a resulté a la classification de les titles des livres d'accord son principal objectif, sa plus grand function. Le cherté d'estudes sur le thème a fait que beaucoup de conceptes avions cherché dans autres aires au-déla littérature, comme la communication, la semiologie, la lingüistique, parmi autres, en train de adapter quelques reaisonnement et analyses au procces de choix des titles des livres. Umberto Eco, avec ses concepts sur littérature, a été beaucoup consideré, avec autres cas d'èspeces de analyses de titles. Qui choix, comme et pourquoi, les conséquences de petites modifications, comme éveiller la curiosité des lecteurs a faire la lecture, sont quelques des aspects analysée pour conclure, principalement, que c'est un thème que intéresse pas seulement a les étudiant de littérature ou de la communication, et, pour ça, dois etre meilleur analysé. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1830)
Este item está licenciado na Creative Commons License