Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMartins, Aline Blayapt_BR
dc.contributor.authorSeibt, Creta Elisapt_BR
dc.contributor.authorNeves, Matheuspt_BR
dc.contributor.authorHilgert, Juliana Balbinotpt_BR
dc.contributor.authorHugo, Fernando Nevespt_BR
dc.date.accessioned2017-07-22T02:39:55Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn0101-1774pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/164296pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Esta pesquisa objetiva avaliar se a presença de equipes de saúde bucal nas unidades de atenção primária à saúde do SUS está associada a maior satisfação com o serviço acessado. Material e método: Neste estudo, de delineamento transversal, entrevistaram-se 401 idosos nos distritos Lomba do Pinheiro e Partenon em Porto Alegre, selecionados através de um processo amostral por conglomerados, a partir do sorteio de setores censitários. Resultado: A Regressão de Poisson demonstrou que as variáveis idade e oferta de tratamento odontológico se mantiveram associadas com o desfecho, já as variáveis idade, número de dentes e presença de tratamento odontológico estiveram associados com maiores prevalências à satisfação com o serviço de saúde. Conclusão: Os resultados encontrados trazem novas contribuições para a qualificação do SUS, uma vez que o estudo demonstra a necessidade de valorizar e integrar as equipes de saúde bucal às equipes de APS, pois traz evidências da associação entre a presença da equipe de saúde bucal e a satisfação dos usuários idosos com o serviço de saúde acessado.pt_BR
dc.description.abstractObjective: This research evaluated whether having dental treatment available in the primary health care centers of the Brazilian Unified Health System was associated with greater satisfaction with the services accessed. The offering of dental care within the health service that elders usually access may improve their satisfaction with the services as a whole. Material and method: In this cross-sectional study, 401 elders living in the districts of Lomba do Pinheiro and Partenon in Porto Alegre, Brazil were interviewed. Elders were selected using a cluster sampling design process from census tract drawings. Result: Poisson Regression revealed that age and dental treatment supply were associated with outcome, and age, number of teeth, and the presence of dental treatment were associated with a higher prevalence of satisfaction with health services. Conclusion: These results provide new contributions for health system qualification because this study demonstrated the importance of having dental treatment available to improve the satisfaction of older people with the Primary Health Care (PHC) services accessed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de odontologia da UNESP. Araraquara. Vol. 45, no. 6 (Nov./Dec. 2016), p. 344-350pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOdontologia geriátricapt_BR
dc.subjectPrimary health careen
dc.subjectSatisfação do pacientept_BR
dc.subjecteHealth services for the ageden
dc.subjectAvaliação de serviços de saúdept_BR
dc.subjectOral health servicesen
dc.subjectPatient satisfactionen
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectSaúde bucalpt_BR
dc.titleAvailability of dental treatment is associated with satisfaction derived from Primary Health Care Services accessed by elderlypt_BR
dc.title.alternativeTratamento odontológico disponível e sua associação com a satisfação com os serviços de atenção primária à saúde acessados por idosos pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001016171pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples