Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBlesmann, Doris Soarespt_BR
dc.contributor.authorRosa, Roger dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2017-07-22T02:38:34Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.issn0101-5575pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/164210pt_BR
dc.description.abstractO setor de saúde tem absorvido progressivamente mais estudantes para compor seu quadro de recursos humanos como forma de adequar-se às crescentes demandas do Sistema Único de Saúde (SUS). Objetiva-se apresentar como algumas mudanças do setor de saúde têm impactado a formação profissional, exigindo articulações entre as esferas de gestão, de atenção à saúde, de ensino e de controle social. Para verificar como os estudantes estão percebendo sua inserção no SUS, foi realizada uma pesquisa com estagiários do Programa Municipal de Controle da Dengue da Prefeitura Municipal de Porto Alegre no ano de 2004. Utilizou-se a técnica de grupos focais para a discussão de quatro temas: processo saúde-doença, saúde pública, inserção no SUS e intersetorialidade. Os resultados demonstraram dificuldades na articulação entre trabalho e ensino e na inserção das práticas de estágio no SUS. As transformações decorrentes dessas constatações demandam mudanças na própria estruturação dos estágios.pt_BR
dc.description.abstractThe health care sector has being absorbing a progressively increasing number of students as a way of fulfilling the needs of the Brazilian public health care system (SUS - Sistema Único de Saúde). The main goal of the present study is to show how some changes in the health sector affect professional development, demanding joint efforts from areas such as management, attention to health, education and social control. To assess how students perceive their insertion in the SUS, a research was carried out in 2004 with trainees from the Dengue Fever Control Program of the City of Porto Alegre, southern Brazil. The technique of focal groups was employed in the discussion of four issues: health-illness process, public health, insertion in the SUS and integration among different sectors. The results evidenced several difficulties in integrating work and education and establishing good training practices within SUS, thus, we conclude that changes must be considered in the in-service training structure.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista HCPA. Porto Alegre, RS. Vol. 25, n. 1-2 (abr./ago. 2005), p. 46-52pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHealth manpoweren
dc.subjectDenguept_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectStaff developmenten
dc.subjectRecursos humanospt_BR
dc.subjectIn-service trainingen
dc.subjectVigilância sanitáriapt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.titleConstrução de um espaço de formação profissional : a experiência dos estagiários do programa municipal de controle da Dengue de Porto Alegre (RS)pt_BR
dc.title.alternativeConstruction of a space for professional training : trainees' experience during the Dengue fever control program in Porto Alegre, southern Brazilen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000515795pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples