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dc.contributor.authorBordignon, Suelenpt_BR
dc.contributor.authorZibetti, Murilo Ricardopt_BR
dc.contributor.authorTrentini, Clarissa Marcelipt_BR
dc.date.accessioned2017-07-04T02:32:15Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn0102-3772pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/163634pt_BR
dc.description.abstractOs pesquisadores têm à sua disposição uma variedade de métodos que auxiliam a compreensão dos processos de memória e aprendizagem. O presente artigo tem como objetivo revisitar o procedimento de recordação seletiva, apresentando suas características e variações, e realizar um levantamento de estudos brasileiros que fizeram uso do mesmo. São apresentadas as diferenças entre a recordação seletiva e o procedimento padrão em tarefas de aprendizagem por recordação livre. Constatouse que, no Brasil, além de diferentes tarefas, são utilizadas formas de aplicações distintas do procedimento. A utilização da recordação seletiva apresenta relevância no estudo da memória e da aprendizagem, em especial na busca pela diferenciação entre as dificuldades normais de memórias e os déficits patológicos dessa função cognitiva.pt_BR
dc.description.abstractResearchers have a wide variety of methods that help to understand the processes of memory and learning. This paper aims to revisit the selective reminding procedure by presenting its characteristics and variations, and carry out a survey of Brazilian studies that made use of it. Differences are presented between the selective reminding procedure and the standard procedure in the use of free recall learning tests. The study showed that, in Brazil, the selective reminding procedure uses, not only different tasks, but also different application methods. The use of selective reminding is relevant to the study of memory and learning, especially to differentiate normal memory difficulties from pathological deficits in this cognitive function.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia: teoria e pesquisa. Brasília. Vol. 32, n. 2 (2016), p. 1-11, e32221pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectSelective remindingen
dc.subjectFCRTen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectMemoryen
dc.titleO procedimento selective reminding na avaliação da memória e aprendizagem : um levantamento de estudos brasileirospt_BR
dc.title.alternativeAssessing memory and learning using the selective reminding procedure : a survey of Brazilian studiesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001020405pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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