Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSantos, Anelise Schaurich dospt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Clarissa Tochetto dept_BR
dc.contributor.authorDias, Ana Cristina Garciapt_BR
dc.date.accessioned2017-07-04T02:32:00Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1516-3687pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/163627pt_BR
dc.description.abstractBuscou-se conhecer a opinião de estudantes universitários sobre as características das relações estabelecidas com seus pares, além de como estas se modificam ao longo da graduação e como influenciam na adaptação acadêmica na percepção de calouros e formandos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com 24 acadêmicos dos cursos de Economia e Psicologia de uma universidade do Sul do Brasil. As respostas foram submetidas à análise de conteúdo. Verificou-se que os calouros têm uma boa relação com os colegas em geral, embora a turma seja percebida como desunida com o passar dos semestres. Mesmo assim, os alunos acreditam que os colegas contribuem para um melhor desempenho acadêmico por meio de apoio afetivo e instrumental. Conclui-se que o estímulo por parte dos docentes para o desenvolvimento de atividades em grupo e a criação de um ambiente com interações saudáveis são relevantes para facilitar a aprendizagem e a familiarização com a universidade.pt
dc.description.abstractThe aim of this study was to investigate the college students’ opinion about the characteristics of the relationship between them and their peers, as well as to understand how it changes over the years and how it influences on the adjustment to college from freshmen’s and seniors’ perspectives. Individual semi structured interviews were conducted with 24 college students from Economy and Psychology of a university in Southern Brazil. The answers were submitted to content analysis. Results showed that freshmen keep a good relationship with their classmates in general, although the class may be considered as disunited over the terms. Nevertheless, the students believe their classmates contribute to a better performance through emotional and instrumental support. We conclude that the incentive from professors for the development of group activities and for the creation of a pleasant environment is relevant to facilitate the learning and the adaptation to college.en
dc.description.abstractSe buscó conocer la opinión de estudiantes universitarios sobre las características de las relaciones establecidas con sus pares, cómo éstas cambian a lo largo de la carrera y cómo influyen en la adaptación académica en la perspectiva de novatos e inminentes graduados. Se realizaron entrevistas semiestructuradas individuales con 24 estudiantes de las carreras de Economía y Psicología de una universidad del sur de Brasil. Las respuestas fueron sometidas a análisis de contenido. Se verificó que los novatos tienen una buena relación con los compañeros, aunque el grupo sea percibido como desunido al paso del tiempo. No obstante, ellos creen que los compañeros contribuyen para mejorar el rendimiento académico con el apoyo afectivo e instrumental. Se concluye que el estímulo, por parte de los docentes, para el desarrollo de actividades grupales y creación de un ambiente con interacciones saludables son relevantes para facilitar el aprendizaje y la familiarización con la universidad.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia : teoria e prática. São Paulo. Vol. 17, n. 1 (jan./abr. 2015), p. 150-163.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectAmizadept_BR
dc.subjectCollege studentsen
dc.subjectInteração interpessoalpt_BR
dc.subjectAdjustment to collegeen
dc.subjectFriendshipen
dc.subjectInterpersonal interactionen
dc.subjectEnseñanza superiores
dc.subjectEstudiantes universitarioses
dc.subjectAdaptación académicaes
dc.subjectAmistades
dc.subjectInteracción interpersonales
dc.titleCaracterísticas das relações dos universitários e seus pares : implicações na adaptação acadêmicapt_BR
dc.title.alternativeCharacteristics of the relationship between college students and their peers : implications for adjustment to collegeen
dc.title.alternativeCaracterísticas de las relaciones de los universitarios y sus pares : implicaciones en la adaptación académicaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001024648pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples