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dc.contributor.authorFerla, Alcindo Antôniopt_BR
dc.contributor.authorTrepte, Renata Florespt_BR
dc.contributor.authorSchweickardt, Júlio Cesarpt_BR
dc.contributor.authorLima, Rodrigo Tobias de Sousapt_BR
dc.contributor.authorMartino, Ardigòpt_BR
dc.date.accessioned2017-06-30T02:28:56Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn2446-4813pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/163596pt_BR
dc.description.abstractNarrativa da experiência do trabalho de campo de pesquisa avaliativa sobre o Programa Mais Médicos realizada no Município de São Gabriel da Cachoeira, no Estado do Amazonas. Por meio da narrativa, busca-se refletir sobre a necessidade de abertura à aprendizagem a partir da diversidade do local na metodologia das pesquisas que analisam contextos diversos, em particular no âmbito das análises de políticas públicas. A diversidade de situações encontradas no campo empírico é utilizada para refletir sobre aspectos operacionais, questões metodológicas e relações entre teoria e prática nas pesquisas sociais. Utilizando a metáfora do embrenhar, com sentido de estar em situação diversa do habitual, foram sendo analisadas questões singulares da pesquisa que destacam a contribuição do campo empírico de implementação de políticas no território amazônico para o fazer da pesquisa. Entre as questões que o empírico levantou para a pesquisa, quando colocado em diálogo transversal com a teoria e com a metodologia da pesquisa, está o desenvolvimento da atenção básica a partir do encontro entre perspectivas diversas dos profissionais do Programa e os profissionais vinculados anteriormente às equipes. Sugere-se que a pesquisa, para articular o geral e o específico, a teoria e as práticas, seja compreendida como educação permanente dos pesquisadores.pt_BR
dc.description.abstractThe article refers to the experience of evaluative research on the 'More Doctors' Program in São Gabriel da Cachoeira, Amazonas, Brazil. The methodology was based on the narrative, as well as learning by the diversity of research methodologies used to analyze public policies in the specific context. Thus, the research field was used to reflect on operational aspects, methodological issues and relations between theory and practice in social research. The metaphor of "embarrassing", which means "being in a different context than usual" was used to analyze specific research themes, highlighting ways of conducting research on public policies in the Amazonian territory. The research in the territory produced a transversal dialogue between the results and the theoretical and methodological references, as well as the development of the primary health care from the meeting of the professionals of the More Doctors Program and the others previously linked to the teams. Therefore, it is suggested that the research process that articulated general and specific, as well as theory and practice, can be understood the educational actions for researchers.en
dc.description.abstractL'articolo si riferisce all'esperienza di ricerca valutativa realizzata nel municipio di São Gabriel da Cachoeira, nello stato di Amazonas, Brasile, nell'ambito del Programma Mais Médicos. L'articolo si focalizza sull'apprendimento mediato della diversità e dalla diversificazione delle metodologie di ricerca basate sul contesto, e si sofferma sulle possibili ripercussioni sul "campo" delle analisi delle politiche pubbliche svolte attraverso questa prospettiva. Nella ricerca, la peculiarità delle condizioni presenti nel "campo" , viene utilizzata per riflettere sia su aspetti operativi, sia sulle questioni metodologiche e sia sugli effetti sul campo delle relazioni tra teoria e pratica. Utilizzando la metafora del “embrenhar” ovvero "essere in un contesto differente da quello abituale" sono stati collocati in analisi temi specifici della ricerca nel tentativo di mettere in risalto quali contributi alla ricerca stessa sono apportati dallo studio dell'implementazione delle politiche nel contesto reale del territorio. Tra le questioni sollevate dall'incrocio tra le informazioni raccolte ed i quadri teorico-metodologici della ricerca sottolineamo il potenziale, in termini di sviluppo delle cure primarie, rappresentato dall'incontro tra le diverse prospettive dei professionisti legati al Programma Mais Medicos e quelli precedentemente legati alle equipes. Infine si suggerisce che la ricerca, per ricostruire le articolazioni tra generale e specifico, tra teoria e pratiche, debba essere intesa come una attività di educazione permanente dei ricercatori.it
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofSaúde em Redes. Porto Alegre. Vol. 2, n. 3 (2016), p. 241-261pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrograma Mais Médicospt_BR
dc.subjectMore doctors programen
dc.subjectEvaluative researchen
dc.subjectAtenção à saúde : Brasilpt_BR
dc.subjectPrimary health careen
dc.subjectPesquisa socialpt_BR
dc.subjectSaúde coletivapt_BR
dc.subjectMethodology of social researchen
dc.subjectProgramma "Più Medici"it
dc.subjectRicerca valutativait
dc.subjectCure primarieit
dc.subjectMetodologia della ricerca socialeit
dc.titleOs (des)encontros da pesquisa no tempo-espaço amazônico : um ensaio sobre produção de conhecimento como abertura à aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeResearch encounters in the amazon time-space : essay on the production of knowledge as permanente learningen
dc.title.alternativeI (dis)incontri della ricerca nello spazio-tempo amazzonico : un saggio sulla produzione di conoscenza come apertura all'apprendimentoit
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001019945pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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