Currículo com base em projetos pedagógicos : relato de uma experiência na educação superior

Visualizar/abrir
Data
2016Tipo
Outro título
Curriculum based on pedagogical projects : report on an experience in higher education
Assunto
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de currículo com base em projetos pedagógicos para o ensino superior, mais especificamente na formação de professores de inglês e de tradutores. Iniciamos trazendo um panorama do que entendemos por currículo. Em seguida, discutimos o trabalho com projetos e o papel do professor e do aluno segundo essa abordagem. Por fim, apresentamos as atuais orientações curriculares em vigor nas disciplinas de língua inglesa do curso de Letras – Inglês da Univ ...
O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de currículo com base em projetos pedagógicos para o ensino superior, mais especificamente na formação de professores de inglês e de tradutores. Iniciamos trazendo um panorama do que entendemos por currículo. Em seguida, discutimos o trabalho com projetos e o papel do professor e do aluno segundo essa abordagem. Por fim, apresentamos as atuais orientações curriculares em vigor nas disciplinas de língua inglesa do curso de Letras – Inglês da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e descrevemos a pesquisa que deu origem a essas orientações. Concluímos que um currículo com base em projetos propõe algumas soluções para a educação dos nossos dias, como o desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico do educando. ...
Abstract
The aim of this article is to present a proposal for a curriculum based on pedagogical projects in the higher education context, particularly in the areas of English Teaching Development and Translation. For this purpose, an overview of what we understand as curriculum is presented. Next, the work with projects and the role of teachers and students according to this approach is addressed. Finally, the current curriculum guidelines for the English language disciplines at UFRGS is described and t ...
The aim of this article is to present a proposal for a curriculum based on pedagogical projects in the higher education context, particularly in the areas of English Teaching Development and Translation. For this purpose, an overview of what we understand as curriculum is presented. Next, the work with projects and the role of teachers and students according to this approach is addressed. Finally, the current curriculum guidelines for the English language disciplines at UFRGS is described and the investigation which gave rise to these guidelines is shown. We conclude that a curriculum based on projects proposes some solutions for education today, such as the development of students‟ autonomy and critical thinking. ...
Contido em
Entrelinhas. São Leopoldo, RS. Vol. 10, n. 2 (jul./dez. 2016), p. [230]-254
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42354)Linguística, Letras e Artes (2935)
Este item está licenciado na Creative Commons License
