Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAyres, Mônica Rigopt_BR
dc.contributor.authorOthero, Gabriel de Ávilapt_BR
dc.date.accessioned2017-06-28T02:28:06Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn2447-1372pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/163515pt_BR
dc.description.abstractO quadro pronominal do português brasileiro (PB) vem passando por modificações ao longo do tempo. Desde o século XIX, o clítico acusativo de terceira pessoa (o, a) vem perdendo espaço no conjunto de pronomes. Para retomar elementos anafóricos em posição de objeto direto, a gramática do PB fornece duas estratégias no lugar do clítico: o pronome pleno (ele, ela) ou uma categoria vazia. A escolha por uma estratégia ou outra não é aleatória; acontece por influência de traços semânticos (e talvez discursivos) do referente anafórico. De acordo com a literatura sobre o assunto, os traços de animacidade e especificidade ou de gênero semântico são os que parecem condicionar o uso de pronomes e objetos nulos em PB, e é isso que investigaremos aqui. Nossa hipótese central é que apenas uma dessas características do referente seja de fato aquela que condicione o uso do pronome ou do objeto nulo na retomada anafórica: o traço de gênero semântico. Para corroborar essa hipótese, analisamos aqui a fala de crianças entre as idades de 1 a 9 anos, dos corpora do CEAAL (PUCRS) e PEUL (UFRJ).pt_BR
dc.description.abstractThe pronominal inventory in Brazilian Portuguese (BP) has been undergoing changes over time. Since the nineteenth century, the accusative third person clitic (o, a) has been falling away. BP grammar provides two new strategies to replace the clitic: the full pronoun(ele, ela) or a null element. The choice of one strategy or the other is not random; it is straightforwardly related to semantic (and perhaps discoursive) features of the antecedent. According to the literature on the subject, features of animacy and specificity or semantic gender are the ones that condition the use of pronouns or null objects in BP. This is what we investigate here. Our central hypothesis is that only one of these features is actually the one that triggers the use of a pronoun or the null object in anaphoric resumption, namely the semantic gender. To support this hypothesis, we analyze the speech of children between the ages of 1 to 9 years, extracted from two corpora: CEAAL (PUCRS) and PEUL (UFRJ).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCaderno de Squibs. Brasília, DF. Vol. 2, n. 2 (dez. 2016), p. 1-12pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectAnaphora resolutionen
dc.subjectNull objecten
dc.subjectObjeto direto nulopt_BR
dc.subjectLinguagem infantilpt_BR
dc.subjectBrazilian Portugueseen
dc.subjectChild languageen
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.titleAspectos condicionadores do objeto nulo e do pronome pleno em português brasileiro : uma análise da fala infantilpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001017364pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples