A doutrina da justa medida na Ética Eudêmia
Fecha
2017Autor
Otro título
The doctrine of the mean in the Eudemian Ethics
Materia
Resumo
O presente estudo baseia-se em passagens do segundo e terceiro livros da Ética Eudêmia de Aristóteles para reconstruir sua teoria da Justa Medida. Defende-se que a justa medida nas ações é prioritária em relação à mediedade das disposições. Além disso, defende-se que as ações corretas estão em uma justa medida porque elas representam uma resposta apropriada às circunstâncias em vista da +nalidade humana correta, a eudaimonia. Em relação à tese aristotélica que há uma justa medida ou meio-termo, ...
O presente estudo baseia-se em passagens do segundo e terceiro livros da Ética Eudêmia de Aristóteles para reconstruir sua teoria da Justa Medida. Defende-se que a justa medida nas ações é prioritária em relação à mediedade das disposições. Além disso, defende-se que as ações corretas estão em uma justa medida porque elas representam uma resposta apropriada às circunstâncias em vista da +nalidade humana correta, a eudaimonia. Em relação à tese aristotélica que há uma justa medida ou meio-termo, excesso e de+ciência onde há um contínuo, defende-se que este contínuo é o das emoções que são a base sensível das ações. Embora isso seja assim, não é verdade que as emoções sejam prioritárias às ações em termos de valor moral. ...
Abstract
This paper aims to reconstruct the Aristotelian doctrine of the mean based on some passages from the Eudemian Ethics, books II and III. It is claimed that the mean in actions is prior to the mean in dispositions, and that the correct actions are the ones in a mean because they consist in an appropriate answer to the circumstances for the sake of the right human +nality, eudaimonia. In relation to the Aristotelian thesis according to which there is a mean, excess and de+ciency wherever there is ...
This paper aims to reconstruct the Aristotelian doctrine of the mean based on some passages from the Eudemian Ethics, books II and III. It is claimed that the mean in actions is prior to the mean in dispositions, and that the correct actions are the ones in a mean because they consist in an appropriate answer to the circumstances for the sake of the right human +nality, eudaimonia. In relation to the Aristotelian thesis according to which there is a mean, excess and de+ciency wherever there is a continuum, it is claimed that this continuum is formed by the emotions, which are the sensible basis of actions. Nonetheless, it is not true that emotions are prior to actions in terms of moral value. ...
En
Archai. Brasília, DF. N. 20 (maio/ago. 2017), p. 255-288
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