No topo do mundo : Everest e ações afirmativas na pós-graduação
dc.contributor.author | Santos, José Antônio dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Mello, Luciana Garcia de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-06-21T02:49:46Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0104-236X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/163204 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste artigo vamos apresentar algumas iniciativas de acesso à educação e ao ensino superior proposto pelo Movimento Negro Brasileiro. Apresentamos o primeiro documento sobre políticas específicas para negros, indígenas e pessoas com deficiência do governo brasileiro e as dinâmicas nacional e internacional que levaram à entrada dessas populações nas universidades públicas. O objetivo do artigo é refletir sobre as desigualdades históricas no acesso ao ensino superior e sobre o quadro atual das políticas de ações afirmativas que se voltaram para o ingresso desses estudantes nos programas de pós-graduação no Brasil. Nesse sentido, vamos enfocar os desafios e demandas educacionais da população negra, pontuando aspectos que indicam questões dos demais grupos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anos 90 : revista do Programa de Pós-Graduação em História. Porto Alegre, RS. Vol. 23, n. 44 (dez. 2016), p. [111]-138 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ações afirmativas | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Pós-Graduação | pt_BR |
dc.title | No topo do mundo : Everest e ações afirmativas na pós-graduação | pt_BR |
dc.title.alternative | On top of the world : the Everest and affirmative action in postgraduate courses | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001023508 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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