As redes de co-autoria dos professores do programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS
Visualizar/abrir
Data
2008Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Estudo bibliométrico de natureza descritiva sobre as características de formação e produção, bem como as redes de co-autoria dos professores do PPGCOM/UFRGS, realizado através dos documentos publicados em periódicos, livros e eventos no período entre 2000 e 2007. Considera três unidades de análise: professores, grupos de pesquisa e as redes de co-autoria. Analisa o perfil dos 14 professores do Programa quanto às características de formação na graduação e pós-graduação, tempo de vínculo com o PP ...
Estudo bibliométrico de natureza descritiva sobre as características de formação e produção, bem como as redes de co-autoria dos professores do PPGCOM/UFRGS, realizado através dos documentos publicados em periódicos, livros e eventos no período entre 2000 e 2007. Considera três unidades de análise: professores, grupos de pesquisa e as redes de co-autoria. Analisa o perfil dos 14 professores do Programa quanto às características de formação na graduação e pós-graduação, tempo de vínculo com o PPGCOM, produtividade e tipos de colaborações. Caracteriza a participação dos professores aos grupos de pesquisa de acordo com a área de formação. As redes de co-autoria foram analisadas a partir de 296 documentos de acordo com o tipo de colaboração e a vinculação dos co-autores e dos componentes dos grupos de pesquisa. As análises mostraram que os professores têm formação em diversas áreas, o que evidencia a interdisciplinaridade do Programa. Três professores possuem vínculo com o Programa desde a sua criação. Dos 124 co-autores identificados, 40,32% estavam vinculados, à época de publicação, como alunos ou ex-alunos do Programa, 32,26% como alunos de graduação, 12,10% como alunos de outros programas de pós-graduação, 12,10% como professores não ligados ao PPGCOM, 1,61% como profissionais não ligados a IES e 1,61% como técnico-administrativos da UFRGS. A produtividade dos autores teve aumento expressivo durante o período estudado. Mostra que 39,19% dos documentos possuem autoria individual e 60,81% apresentam dois ou mais autores, sendo que, o documento com o maior número de autores, possui oito autores. A autoria coletiva teve aumento de 350% no período, enquanto que a individual apresentou o crescimento de 66,67%. As relações de co-autoria são estabelecidas, principalmente, a partir da relação orientando-orientador (72,58%). ...
Abstract
It is a descriptive Bibliometric Study about the characteristics of training and production, as well as networks of co-authors, of academics from PPGCOM / UFRGS, conducted through the documents published in journals, books and events in the period between 2000 and 2007. It considers three units of analysis: academics, research groups and networks of co-authors. It analyses the profile of the 14 academics of the Program on the characteristics of training in undergraduate and graduate courses, le ...
It is a descriptive Bibliometric Study about the characteristics of training and production, as well as networks of co-authors, of academics from PPGCOM / UFRGS, conducted through the documents published in journals, books and events in the period between 2000 and 2007. It considers three units of analysis: academics, research groups and networks of co-authors. It analyses the profile of the 14 academics of the Program on the characteristics of training in undergraduate and graduate courses, length of time with the PPGCOM, productivity and types of collaborations. It features the participation of academics in research group. Networks of co-authors were analyzed from 296 documents in accordance with the type of collaboration and linkage of the co-authors to research groups. The analyses showed that academics have training in several areas, which highlights the interdisciplinarity in the Program. Three academics have ties with the Program since it has begun. Of the 124 co-authors identified, 40.32% were tied at the time of publication, as students or former students of the Program, 32.26% as graduate students, 12.10% as students in other post-graduate programs, 12.10% as academics outside PPGCOM, 1.61% as professionals not connected to the IES and 1.61% as technical and administrative of UFRGS. The productivity of the authors had increased greatly during the period studied. It shows that 39,19% of the documents have individual authors and 60,81% have two or more authors, and that the document with the largest number of authors, has eight authors. Collectively authorship had an increase of 350% over the period, while the individual authorship grew of 66.67%. The relations of co-authors are established, mainly from the relationship student - supervisor (72.58%). ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
-
TCC Biblioteconomia (811)
Este item está licenciado na Creative Commons License