Economia criativa e inovação : pequenas empresas em Porto Alegre
Fecha
2016Autor
Materia
Resumo
O artigo empenha-se em indagar: Como ocorre o processo de crescimento de “pequenas empresas criativas”? A proposta é analisar as estratégias produtivas e tecnológicas deste tipo de empresa e suas implicações nas chances de geração de inovações econômicas. Com base em entrevistas semiestruturadas realizadas com gestores de 15 pequenas empresas ligadas a setores da economia criativa na cidade de Porto Alegre, podem-se delinear dois tipos de trajetórias no processo de crescimento: a criação de ino ...
O artigo empenha-se em indagar: Como ocorre o processo de crescimento de “pequenas empresas criativas”? A proposta é analisar as estratégias produtivas e tecnológicas deste tipo de empresa e suas implicações nas chances de geração de inovações econômicas. Com base em entrevistas semiestruturadas realizadas com gestores de 15 pequenas empresas ligadas a setores da economia criativa na cidade de Porto Alegre, podem-se delinear dois tipos de trajetórias no processo de crescimento: a criação de inovações incrementais e a imitação de inovações. Os empreendedores criativos parecem constituir seus negócios desde a identificação de novos espaços de mercado para produtos criativos, na cidade, no país e mesmo no exterior. ...
Abstract
The article asks: As the growth process of “small creative businesses”? The proposal is to analyze the productive and technological strategies of the enterprises and its implications on the chances of generating economic innovation. Based on semi-structured interviews with managers of 15 small companies linked to sectors of the creative economy in the city of Porto Alegre, one can outline two types of trajectories in the growth process: the creation of incremental innovation and imitation innov ...
The article asks: As the growth process of “small creative businesses”? The proposal is to analyze the productive and technological strategies of the enterprises and its implications on the chances of generating economic innovation. Based on semi-structured interviews with managers of 15 small companies linked to sectors of the creative economy in the city of Porto Alegre, one can outline two types of trajectories in the growth process: the creation of incremental innovation and imitation innovation. Creative entrepreneurs seem to be their business from identifying new market spaces for creative products in the city, in the country or in the external. ...
En
Políticas culturais em revista. Salvador, BA. Vol. 9, n. 2 (jun./dez. 2016), p. 416-436
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (39708)Ciencias Humanas (6840)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License