Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMüller, Juliana de Limapt_BR
dc.contributor.authorTrentini, Clarissa Marcelipt_BR
dc.contributor.authorZanini, Adriana Mokwapt_BR
dc.contributor.authorLopes, Fernanda Machadopt_BR
dc.date.accessioned2017-06-20T02:32:56Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1983-3482pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/159763pt_BR
dc.description.abstractO Transtorno de Ansiedade Social é o transtorno de ansiedade mais comum e apresenta elevadas taxas de prevalência, com prejuízos funcionais importantes, demandando abordagens terapêuticas de longa duração em casos de maior gravidade. O objetivo do presente estudo é relatar um estudo de caso com intervenção cognitivo-comportamental, sem o uso associado de psicofármacos, em um adulto jovem do sexo masculino com esse diagnóstico. No tratamento, distribuído em avaliação inicial, intervenção, avaliação fi nal e seguimento, foram utilizados critérios diagnósticos do DSM-5 e técnicas cognitivo-comportamentais. Na avaliação inicial, identifi - caram-se difi culdades em diversas situações sociais, em realizar o trabalho de conclusão de curso de sua faculdade e em buscar oportunidades de trabalho desejadas. Os resultados obtidos na avaliação fi nal e no seguimento de seis meses indicaram melhora considerável das queixas iniciais, redução da ansiedade social, correção de crenças errôneas, desenvolvimento de habilidades sociais, redução de estratégias de segurança e de comportamentos inibitórios. É importante que mais estudos de caso com indivíduos do sexo masculino sejam realizados, possibilitando o melhor entendimento do tratamento de pacientes com Transtorno de Ansiedade Social através de técnicas cognitivas e comportamentais. Uma vez que diversas técnicas vêm sendo indicadas como importantes no tratamento desses pacientes, é essencial considerá-las na prática clínica.pt_BR
dc.description.abstractSocial Anxiety Disorder is the most common anxiety disorder and it shows high prevalence rates, with signifi cant functional impairment, requiring long-term therapeutic approaches in more severe cases. The aim of the present study is to describe a case study with cognitive-behavioral intervention without associated psychotropic treatment on a young adult male with this diagnosis. In the intervention, distributed in initial evaluation, intervention, fi nal evaluation and follow up, DSM-5 diagnostic criteria and cognitive-behavioral techniques were used. In the initial evaluation the psychotherapist identifi ed diffi culties in several social situations, diffi culties in writing the fi nal paper of his college studies and in seeking desired job opportunities. Results obtained at the fi nal evaluation and at the six months follow up indicated considerable improvement of the initial complaints, reduction of social anxiety, correction of incorrect beliefs, development of social skills and reduction of safety strategies and of inhibitory behaviors. It is important that more case studies with male individuals are carried out, enabling a bett er understanding of the treatment of patients with Social Anxiety Disorder through cognitive and behavioral techniques. Considering that several techniques have been indicated as important in the treatment of these patients, it is essential to consider them in clinical practice.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofContextos Clínicos. São Leopoldo. Vol. 8, n. 1 (jan./jun. 2015), p. 159-167.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTerapia cognitivo-comportamentalpt_BR
dc.subjectSocial anxiety disorderen
dc.subjectAnsiedade socialpt_BR
dc.subjectTreatmenten
dc.subjectCognitive-behavior therapyen
dc.titleTranstorno de ansiedade social : um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeSocial anxiety disorder : a case studyen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001020560pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples