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dc.contributor.authorNeves, Rodrigo Meleu daspt_BR
dc.contributor.authorBandeira, Denise Lindstrompt_BR
dc.date.accessioned2017-06-20T02:32:35Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1983-4535pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/159748pt_BR
dc.description.abstractCorrespondendo à menor estrutura de uma Universidade para fins didático-acadêmicos, administrativos e de distribuição de pessoal, o departamento acadêmico é, atualmente, uma entidade sui generis. Esta pesquisa faz uma análise temporal da eficiência relativa de 93 departamentos acadêmicos da UFRGS entre os anos de 1998 e 2007, empregando a técnica de modelagem matemática chamada análise envoltória de dados, utilizando indicadores ligados uniformemente a ensino, pesquisa e extensão. Entre outras conclusões, observa-se que a adição de um professor não reflete proporcionalmente na produtividade; Na realidade, a sinergia pode fazer com que esses resultados sejam maiores. De maneira análoga, a exclusão de um professor pode não refletir proporcionalmente em diminuição de outputs. A pesquisa ainda estabelece uma relação entre os resultados obtidos no modelo replicado com o adotado desde 2001 pela Instituição para estabelecer um critério igualitário de distribuição das vagas docentes: o índice departamental. Através da técnica de métodos mistos, os autores apresentam os resultados obtidos. A homogeneidade dos departamentos mais ligados à pesquisa, e o crescente investimento da UFRGS em extensão, reforçam o confronto dos modelos, ainda que reformas no sistema empregado para essa análise possam abrir margem a contrariedades nesse sentido.pt_BR
dc.description.abstractCorresponding to the smallest structure in a University for educational-academic, administrative and personnel allocation purposes, the academic department is currently a sui generis entity. The research proposes a temporal analysis of the relative efficiency of 93 academic departments at Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) over the period of 1998 through 2007, using the mathematical modeling technique called data envelopment analysis, as well as indicators equally related to education, research and extension. Among other conclusions, it can be observed that adding a professor to the faculty does not proportionally impact productivity; actually, the synergy may bring even better results. Likewise, removing a professor may not proportionally decrease department output. Furthermore, the research traces a relationship between the results obtained in the replicated model and the model practiced to establish a criteria of faculty position distribution: the department index. The authors present their findings by means of a mixed method technique. The homogeneity of those departments more dedicated to research and the increasing investment on the part of UFRGS in extension evidence the contrast between models, even considering that reorganizations in the system employed for this analysis may leave room for questioning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Gestão Universitária na América Latina - GUAL [recurso eletrônico]. Florianópolis, SC. Vol. 9, n. 3 (set. 2016), p. 131-156pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAvaliação institucionalpt_BR
dc.subjectDEAen
dc.subjectDepartamento acadêmico : UFRGSpt_BR
dc.subjectInstitutional assessmenten
dc.subjectEvaluation of academic departmentsen
dc.titleAvaliação longitudinal de departamentos acadêmicos utilizando análise envoltória de dadospt_BR
dc.title.alternativeLongitudinal evaluation of academic departments using data envelopment analysis en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001023981pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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