Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorGil, Carmem Zeli de Vargaspt_BR
dc.contributor.authorMeinerz, Carla Beatrizpt_BR
dc.date.accessioned2017-06-20T02:32:05Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn0103-7706pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/159737pt_BR
dc.description.abstractO texto articula a temática da educação das relações étnico-raciais com as abordagens das histórias e culturas indígenas, africanas e afro-brasileiras, analisando os usos de espaços de memória, monumentos, arquivos, museus e memoriais, problematizados a partir da capacidade ou não de proporcionarem visibilidade e positividade para negros e indígenas. Tem por base a perspectiva do pensamento decolonial (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2003; WALSH, 2013). Aponta possibilidades de decolonização dos saberes em ações educativas vinculadas ao patrimônio cultural. Conecta-se com as experimentações de ensino, pesquisa e extensão das autoras, docentes responsáveis pela formação inicial e continuada, através do curso de História/UFRGS.pt_BR
dc.description.abstractThis paper articulates the theme of education of ethnic-racial relations with the approaches of the stories and indigenous cultures, African and african-Brazilian, analyzing memory space uses, monuments, archives, museums and memorials, problematized from the ability or not to provide visibility and positive for blacks and Indians. This thematic linking is based on the perspective of decolonial thought (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2003; WALSH, 2013). Indicates to decolonization possibilities of knowledge in educational activities related to cultural heritage. Connects with educational experimentation, research and extension of the authors, teachers responsible for initial and continuing education, through the course of History/UFRGS.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofHorizontes (Bragança Paulista). Bragança Paulista, SP. Vol. 35, n. 1 ( jan./abr. 2017), p. 19-34pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationen
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subjectCultural heritageen
dc.subjectEtniapt_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectEthnic-racial relationsen
dc.subjectDecolonizationen
dc.subjectKnowledgeen
dc.titleEducação, patrimônio cultural e relações étnico-raciais : possibilidades para a decolonização dos saberespt_BR
dc.title.alternativeEducation, cultural heritage and ethnic-racial relations : possibilities for decolonisation of knowledgeen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001020951pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem