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dc.contributor.authorMarcello, Fabiana de Amorimpt_BR
dc.contributor.authorSeibert, Lislipt_BR
dc.date.accessioned2017-06-20T02:31:15Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1676-2592pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/159705pt_BR
dc.description.abstractNeste texto, nosso objetivo é pensar alguns pontos de contato entre literatura e cinema – ou, mais precisamente, como um modo de ser da literatura pode dar pistas sobre um modo de ser do cinema. Neste sentido, apontamos para as possibilidades que o (sub)gênero literário “romance de formação” insinua em termos de possibilidades metodológicas de pesquisa para o campo do cinema e da educação. Assim, interessa-nos mostrar como, ao eleger como central um sujeito que se (trans)forma por meio de uma narrativa imagética singular, na qual forma e conteúdo fazem-se indissociáveis, alguns materiais nos sugerem elementos para a composição de uma categoria que denominamos “filmes de formação” – e que, com isso, abre caminhos de análise voltados para um conceito que a nós, do campo da educação, é bastante caro, qual seja, aquele mesmo de formação.pt_BR
dc.description.abstractIn this text, our goal is to ponder over certain points of contact between literature and cinema – or, more precisely, how a way of being of literature can condition a way of being of cinema. In this regard, we point to the possibilities that the literary (sub)genre “bildungsroman” (novel of formation) implies in terms of methodological possibilities of research for the field of cinema and education. Thus, it is of our interest showing how, when electing as central a subject that is (trans)formed through a unique narrative of images, in which form and content are inseparable, some materials suggest elements for the composition of a category that we call “bildungscinema” (films of formation) – and that opens possibilities for analyses focused on a concept that is central to the field of education, that is, the concept of formation.en
dc.description.abstractEn este texto, nuestro objetivo es pensar algunos nexos entre literatura y cine – o, más específicamente, como un modo de ser de la literatura puede dar pistas sobre un modo de ser del cine. Enese sentido, apuntamoslasposibilidades que el (sub) género literario “romance de formación” insinúaen términos de posibilidades metodológicas de investigaciónenel campo del cine y de laeducación. Así, nos interesa mostrar cómo al elegir como central unsujeto que se (trans)forma por medio de una narrativa singular de laimagen, enlacual forma y contenido se hacenindisociables, algunosmateriales nos sugieren elementos para lacomposición de una categoría que denominamos “películas de formación” – y que, coneso, se abrencaminos de análisisen torno un concepto que para nosotros, eneducación, es bastante próximo, como es, elpropio de formación.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofETD: Educação Temática Digital. Campinas. Vol. 19, n.2. esp. (abr./jun. 2017), p. 360-383pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectBildungsromanen
dc.subjectResearch methodologyen
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectCinees
dc.subjectRomance de formaciónes
dc.subjectMetodologías de investigaciónes
dc.titleEscolhas metodológicas nas pesquisas em cinema e educação : é possível falar em “cinema de formação”?pt_BR
dc.title.alternativeMethodological choices in researches on cinema and education : is there such a thing as “bildungscinema”?en
dc.title.alternativeDecisiones metodológicas en investigaciones sobre cine y educación : ¿es posible hablar de “cine de formación”?es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001020648pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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