Mostrar el registro sencillo del ítem
Serguei no México : Greenaway e a representação pós-moderna do artista queer
dc.contributor.author | Cunha, Andrei dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Indrusiak, Elaine Barros | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-06-20T02:31:02Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0101-4846 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/159699 | pt_BR |
dc.description.abstract | Em seu ilme Que viva Eisenstein! (2016), o diretor britânico Peter Greenaway homenageia a igura de um importante pioneiro da linguagem cinematográica, Serguei Eisenstein, centrando a narrativa na passagem do cineasta soviético pelo México. O ilme traz uma relexão sobre as opções estéticas do próprio Greenaway, que, ao longo de sua carreira, em seu uso de intermídia, busca expandir o repertório da “montagem ideogramática” proposta por Eisenstein. O biopic se consolidou ao longo do tempo como um gênero que permitia a domesticação da igura do artista ou autor e a representação do processo criativo como um ato de purgação do corpo criador. Greenaway subverte as expectativas relacionadas ao gênero biopic, ao representar o artista de maneira não realista, e ao associar a identidade queer e o corpo de Eisenstein ao seu processo de pesquisa sensorial e de elaboração estética. | pt_BR |
dc.description.abstract | In his ilm Eisenstein in Guanajuato (2016), British director Peter Greenaway pays homage to Soviet ilmmaker Sergei Eisenstein, a pioneer who helped to create the language of ilm. he biopic focuses on Eisenstein’s stay in Mexico. he ilm is also a meditation on Greenaway’s own aesthetic choices. hroughout his career, Greenaway has made extensive use of intermedia, expanding the vocabulary of “ideogrammic montage”, a theory of ilm editing irst proposed by Eisenstein himself. he biopic, as a genre, became over time a platform that allows for the domestication of the igure of the artist or author and for the representation of the creative process as a purging act of the creative body. Greenaway subverts expectations regarding the biopic genre by shunning realism when representing the artist and by associating a queer identity and Eisenstein’s body to the artist’s processes of sensorial exploration and aesthetic development. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Ilha do desterro : a journal of language and literature. Florianópolis, SC. Vol. 70, n. 1 (jan./abr. 2017), p. [221]-232 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Greenaway, Peter | pt_BR |
dc.subject | Eisenstein | en |
dc.subject | Greenaway | en |
dc.subject | Eisenstein, Sergueï Mikhaïlovitch, 1898-1948 | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Biopic | en |
dc.subject | Intermedia | en |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Queer Identities | en |
dc.title | Serguei no México : Greenaway e a representação pós-moderna do artista queer | pt_BR |
dc.title.alternative | Eisenstein in Mexico : Greenaway's post modern representation of the queer artist | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001023133 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (39559)Lingüística, Letras y Artes (2690)