Mostrar registro simples

dc.contributor.authorReategui, Eliseo Bernipt_BR
dc.contributor.authorBarcellos, Patrícia da Silva Campelo Costapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Simone dept_BR
dc.date.accessioned2017-06-20T02:30:40Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/159683pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta as dificuldades que os acadêmicos encontram para escrever textos científicos em consonância com os critérios de análise textual. O objetivo foi investigar como uma ferramenta de mineração de texto, capaz de organizálo graficamente, pode apoiar o processo de construção da escrita acadêmica para qualificá-la na dimensão da coerência. Foram escolhidas as abordagens qualitativa e quantitativa, com base em técnicas de coleta de dados como questionários, entrevistas e relatórios. Para analisar os dados foram empregadas estatísticas, análise de conteúdo e triangulação. Os resultados da pesquisa permitiram verificar que a ferramenta auxiliou os professores na avaliação das produções dos alunos, quanto a coerência.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents the difficulties that the students have to write scientific texts in line with the criteria for textual analysis. The main goal of this research has been to investigate how a text mining tool can help students organize their academic writing process, considering mainly the aspect of coherence. Qualitative and quantitative procedures were chosen as a research approach, based on the use of questionnaires, interviews and reports. Basic statistical analysis, content analysis and triangulation analysis were carried out. Results showed that the text mining tool has been able to help teachers evaluate students' writings based on coherence.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 14, n. 2 (dez. 2016), p. [1]-11pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectText Productionen
dc.subjectAquisição de segunda línguapt_BR
dc.subjectAnalysis Criteriaen
dc.subjectDigital Technologiesen
dc.subjectSobeken
dc.titleO apoio da tecnologia na produção textualpt_BR
dc.title.alternativeThe tech support in textual production en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001023148pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples